app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Economia

‘GATOS’ DÃO PREJUÍZO DE R$ 80 MI A EQUATORIAL ENERGIA EM 2020

Os números são da própria empresa, que diz ter realizado 124 mil inspeções no ano passado

Por Hebert Borges | Edição do dia 16/02/2021 - Matéria atualizada em 16/02/2021 às 04h00

Os “gatos”, como são popularmente conhecidos os furtos de energia, causaram prejuízo de mais de R$ 84 milhões em 2020 à Equatorial Energia Alagoas, distribuidora privada que atua no estado. Os números são da própria empresa, que diz ter realizado 124 mil inspeções no ano passado.

Segundo a empresa, de cada dois clientes fiscalizados no estado, um furtou energia. Foram encontradas irregularidades em mais de 60 mil imóveis. Mas engana-se quem pensa que esse tipo de situação está atrelada aos bairros periféricos ou consumidores menos abastados.

O superintendente de Operações da Equatorial, Sérgio Valinho, conta que na semana passada, uma grande churrascaria localizada na Ponta Verde foi autuada pela segunda vez com suspeita de irregularidades. De acordo com ele, a situação é recorrente no estado. Segundo a empresa, o “gato” de energia compromete a qualidade do fornecimento, pois como as irregularidades utilizam cargas que não são informadas à concessionária, a rede elétrica não suporta a demanda extra, o que pode provocar oscilações e falta de energia na região. Além disso, põe em risco a segurança da população já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, ocasionando o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. A energia furtada, consumida e não faturada, representa ainda, segundo a Equatorial, uma perda de receita para os governos federal, estadual e municipal, pois com o desvio de energia não há a arrecadação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), a CIP (Contribuição para custeio da Iluminação Pública) o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que estão incluídos nas contas de energia elétrica.

CRIME PREVISTO EM LEI

As fraudes (adulterações de equipamentos de medição) e desvios (circuitos que alimentam as cargas/equipamentos eletroeletrônicos, sem passar pelos medidores) são práticas adotadas por alguns clientes com contratos regulares com a Equatorial que, por meio de condutas ilícitas, buscam artifícios para reduzir parte ou o total da energia consumida. Essa ação criminosa é passível de punições legais, prevista no Código Penal Brasileiro.Os casos identificados pela Distribuidora são encaminhados para a polícia para que a conduta seja apurada.

As denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento da Equatorial através do telefone 0800 082 0196 ou no site https://al.equatorialenergia.com.br/sua-conta/quero-denunciar-uma-fraude/. Não há necessidade de se identificar. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.

Mais matérias
desta edição