![Capital alagoana é um dos destinos mais buscados do país nas plataformas de viagem Capital alagoana é um dos destinos mais buscados do país nas plataformas de viagem](/img/Artigo-Destaque/340000/OCUPACAO-HOTELEIRA-ULTRAPASSA-OS-920034089500-xs.jpg?xid=557287)
OCUPAÇÃO HOTELEIRA ULTRAPASSA OS 92%
.
Por Clariza Santos | Edição do dia 31/12/2021 - Matéria atualizada em 31/12/2021 às 04h00
Brasília, DF – Maceió se consolida como a capital queridinha dos turistas. No réveillon, a ocupação hoteleira é de 92,62%, tornando a capital alagoana um dos destinos mais buscados do país nas principais plataformas de viagem. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), o percentual é 8.96% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2020, a ocupação foi de 85%. Edenilson Carvalho foi um dos turistas que escolheu Maceió por ser um destino com belezas naturais. Ele é de São Paulo, o irmão mora em Recife e a tia em Teotônio Vilela. "Decidimos passar as férias aqui. A gente gostou bastante das praias pela cor da água porque a água daqui é bem mais limpa que as de São Paulo. Em São Paulo, praia limpa só afastado da capital". Já o turista de Cuiabá, no Mato Grosso, Raphael Góes conta que sonhava em conhecer o destino. "A gente queria conhecer Maceió, visitar as praias, conhecer Maragogi, porque de onde a gente vem não tem. Da culinária gostei muito do cuscuz e ainda não tive a oportunidade de comer sururu". Wilson Sampaio gostou tanto que retornou. "A gente já tinha vindo aqui há um tempo atrás e a gente gosta muito de Maceió. Então era uma distância boa. A comida é sempre muito bem feita, a hospitalidade é muito boa, além da sensação de segurança"
DESTINO QUERIDINHO
Dentre as plataformas de viagens que apontam Maceió como um dos destinos mais procurados do país estão a Kayak, MaxMilhas e ainda das operadoras CVC e Decolar. Além disso, Maceió ganhou o selo internacional Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council). Isso significa que a capital alagoana é segura em termos sanitários para receber turistas de acordo com as recomendações e protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patricia Mourão, o réveillon é um importante indutor de fluxo turístico para a capital e um período de oportunidades para os maceioenses. “As ocupações hoteleiras da capital têm superado as nossas expectativas, principalmente nesse período importante de retomada econômica. Conseguimos, junto aos parceiros que compõem o setor, manter a temporada atrativa e, sobretudo, segura e responsável. E isso reflete totalmente na procura pelo destino, gerando emprego e renda para os maceioenses”, pontuou a titular da Semtel. Até o momento, mais de 1,5 milhão de doses contra a covid-19 foram aplicadas em Maceió e mais de 83% da população adulta foi imunizada com duas doses da vacina. Para incentivar a população, o município lançou o Selo Ambiente Seguro Contra a Covid-19, destinado aos estabelecimentos da capital com 100% dos seus funcionários vacinados. A Prefeitura de Maceió também expandiu o processo de vacinação, que agora conta com a imunização de turistas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. A unidade fica instalada em pontos da cidade e disponibiliza a aplicação de primeira dose, segunda dose e dose de reforço para maceioenses e visitantes que estejam em Maceió.