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Nº 5897
Economia

VENDAS NO COMÉRCIO CRESCEM 12,8% E TÊM A 2ª MAIOR ALTA DO PAÍS

Os dados mostram ainda que em março na comparação com fevereiro a alta foi de 4,8%, interrompendo a queda observada no mês anterior

Por Hebert Borges | Edição do dia 18/05/2023 - Matéria atualizada em 18/05/2023 às 04h00

Com crescimento de 12,8%, o volume de vendas do comércio varejista de Alagoas registrou a segunda maior alta do Brasil em março deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nessa quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas Tocantins teve alta superior a de Alagoas, com 13,8%. Os dados mostram ainda que em março na comparação com fevereiro a alta foi de 4,8%, interrompendo a queda observada em fevereiro (-0,7%). No mês de janeiro (4,7%), o resultado havia sido positivo. Nos últimos 12 meses, houve avanço de 8,8%. Já no primeiro trimestre do ano, o volume de vendas registrou alta de 8,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, Alagoas registrou crescimento de 1,1% em março. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 10,7%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 5,6% e, no primeiro trimestre, encerrou com alta de 9,2%.

CENÁRIO NACIONAL

Em março de 2023, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março. Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses e, também, de 2,4% no ano. Em março, quatro das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas negativas: Tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Por outro lado, três tiveram crescimento: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%). A atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficou estável (0,0%). Já no comércio varejista ampliado, Material de construção variou 0,2%, enquanto Veículos e motos, partes e peças cresceu 3,7%. De fevereiro para março de 2023, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,8%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação. As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Por outro lado, houve quedas em quatro das 27 UFs: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%). Na mesma comparação, o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 3,6% de fevereiro para março, com resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. Os destaques foram Tocantins (22,3%), São Paulo (14,1%) e Paraná (8,9%). Por outro lado, houve recuos em cinco das 27 UFs: Rio Grande do Sul (-4,0%), Ceará (-1,7%), Roraima (-1,4%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Maranhão (-0,8%).

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