Aumentam reclama��es contra bancos, diz BC
Em abril, o número de reclamações contra instituições financeiras aumentou cerca de 17% em relação a março, considerando apenas os dez bancos campeões em queixa de clientes. O ranking mensal elaborado pelo Banco Central referente ao mês passado foi divulg
Por | Edição do dia 16/05/2002 - Matéria atualizada em 16/05/2002 às 00h00
Em abril, o número de reclamações contra instituições financeiras aumentou cerca de 17% em relação a março, considerando apenas os dez bancos campeões em queixa de clientes. O ranking mensal elaborado pelo Banco Central referente ao mês passado foi divulgado ontem e traz praticamente os mesmos bancos listados anteriormente. A surpresa ficou com o Banco de Brasília (BRB), um dos poucos bancos estaduais que restam no País, que não havia sido citado no levantamento anterior e, desta vez, apareceu encabeçando o ranking. As grandes instituições que dominam o mercado, como o Santander, HSBC, Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica não só continuam no levantamento como contribuíram para aumentar as estatísticas. O Banespa-Santander caiu do primeiro para o segundo lugar nesse levantamento. Em abril foram feitas 2.886 reclamações ao BC, contra 2.642 em março. Somente o Bradesco obteve 43 reclamações a mais do que em março. No caso do BB foram 38 queixas a mais, do Santander, 28, do HSBC, 29, do Unibanco, 19 e da Caixa, 11. Já o Itaú registrou cinco reclamações a menos e o ABN, uma. Para o BC, o ranking deve servir para que os bancos melhorem o atendimento aos clientes. A idéia é dar mais detalhes sobre as queixas que chegam às centrais de atendimento da instituição por carta, telefone, e-mail ou pessoalmente. Por isso, nos próximos rankings o BC deverá listar as maiores reclamações de cada banco citado. Quem quiser verificar os números pode procurar a página do BC na Internet (www.bcb.gov.br).