app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Economia

Alagoas prepara ações para o mês dedicado à primeira infância

Secretária de Estado ressalta a importância de ações que priorizam os primeiros anos de vida das crianças alagoanas

Por Alessandra Lima* | Edição do dia 23/07/2024 - Matéria atualizada em 23/07/2024 às 04h00

Em agosto é comemorado o mês da primeira infância. A data foi instituída em julho de 2023, com a Lei nº 14.617, e busca promover a conscientização sobre a importância da atenção integral para gestantes e crianças de até seis anos de idade e suas famílias. Em Alagoas, a Secretaria da Primeira Infância está preparando uma programação especial para celebrar os avanços no estado.

Na primeira infância o cérebro se desenvolve mais rápido e está mais suscetível aos cuidados e estímulos sensoriais e ambientais. Por isso, é uma fase marcante e que serve como base para o desenvolvimento da vida adulta, moldando a saúde física e mental para o futuro, sendo uma janela de oportunidade fundamental para as crianças adquirirem habilidades e aprendizados com maior facilidade.

Em entrevista à Gazeta, a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, ressaltou a importância de ações que priorizam os primeiros anos de vida das crianças alagoanas e a melhoria nos índices em todo o estado.

Segundo Caroline, o órgão surgiu para suprir a necessidade de ações focadas na primeira infância, tornando a criança a protagonista da sua própria história.

Ela ainda explicou que, através dos equipamentos da primeira infância, como o cartão Cria e as creches Cria, é possível oferecer uma porta de entrada para o acesso à educação e saúde de qualidade para as crianças alagoanas.

“Atualmente, 61 creches Cria já foram inauguradas, ampliando a cobertura da educação infantil em 12.200 vagas. O projeto Vacina + já avaliou a caderneta de vacinação de 18.296 crianças e, dessas, identificamos que 11.635 estavam em atraso e foram encaminhadas para o município. Já nosso projeto de identificação para crianças, o Primeira CIN, já bateu 50% da nossa meta anual de emissão de carteiras de identidade, atingindo 944 emissões, número recorde para um projeto tão importante, porque ele permite a integração dos dados de maneira segura e em tempo real”, afirmou a secretária, frisando a melhoria nos resultados.

Mas os motivos para comemorar não acabam por aí. Durante o mês de agosto, diversas ações em prol da primeira infância irão ocorrer no Cria para celebrar essa data tão especial. A programação contará com a realização de seminários de diversas temáticas dentro do universo infantil, plotagem de banco de leite humano, entrega de ambulatórios, audiências públicas, cursos de capacitação, dia D de cadastro do Cartão Cria, entre outras atividades.

Vale lembrar que Caroline Leite será uma das palestrantes do Gazeta Summit, com tema “Primeira Infância: políticas integradas para a construção do futuro”, que acontece no próximo dia 29 de julho, das 8h às 14h, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Maceió.

O evento, promovido pela Gazeta, contará com painelistas renomados e gestores públicos nacionais e locais. As inscrições são realizadas com valor simbólico, que será revertido para instituições que cuidam de crianças carentes.

Além da secretária, o Summit também terá a presença de nomes, como o deputado federal por Alagoas e presidente da Bancada da Educação no Congresso Nacional, Rafael Brito; a secretária de Estado do Planejamento, Paula Dantas; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Bruno Toledo, e muito mais.

Sob supervisão*.

Mais matérias
desta edição