Consumo
Vendas do comércio crescem na quarta-feira de cinzas
Apesar de aparentemente fraco, movimento supera volume do ano passado, diz Aliança Comercial


Para muitos brasileiros, o ano só começa depois do carnaval. Com o encerramento das festividades, o trabalho, as contas e demais compromissos voltam a ser prioridade, e quem sabe bem disso é o comércio. Na manhã de ontem, o centro comercial de Maceió iniciou o dia com lojas abertas. No entanto, o movimento era escasso. Porém, segundo a Aliança Comercial, a movimentação deste ano foi boa, inclusive superando a do ano passado.
Ao contrário do que muitos pensam, nem o carnaval nem a quarta-feira de cinzas são feriados, mas ponto facultativo. Ainda assim, muitos deixam de ir ao comércio por conta da dúvida. Estabelecimentos, transportes e órgãos públicos começaram a retomada das atividades para o atendimento da população nessa quarta-feira (5).
O presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, afirma que a quarta-feira de cinzas é sempre um bom dia de vendas. Além disso, a expectativa para o comércio é de crescimento neste ano. Algumas lojas e segmentos apresentam uma previsão um pouco mais tímida; outros, entretanto, continuam na liderança de expectativa do mercado.
“Tem loja que está com crescimento de 5% em relação ao ano passado. Tem loja que está com crescimento de 3%. Agora, com relação ao segmento com a maior expectativa, é no geral mesmo eletroeletrônico, como sempre”, afirma Guido.
Embora estivesse visivelmente mais vazio que o costume, Guido explica como isso é, na verdade, irrelevante. “O bom é que quando abre assim de manhã [na quarta-feira de cinzas], a pessoa só vai para o comércio porque ele tem que comprar mesmo, aí já vai para comprar. Não é o cliente que vai pesquisar. Então isso pra gente é muito importante”, explica.
“Hoje de manhã a gente teve um movimento bom, nas lojas tivemos um movimento muito bom mesmo em relação, até, com crescimento em relação ao passado”, conclui.
Até o momento, a Aliança Comercial apurou que a movimentação de ontem foi cerca de 6% maior em relação a quarta-feira de cinzas do ano passado. A atividade comercial segue em andamento, e, no geral, a expectativa de crescimento neste ano. Segundo o presidente da Aliança Comercial, o crescimento do mercado em Maceió possui a previsão de 10%, com liderança do setor eletroeletrônico.