loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/04/2025 | Ano | Nº 5936
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Economia

OXETECH

Programa estadual conecta jovens ao mercado tech e garante 392 contratações

Com taxa de efetivação de 81%, Oxetech Work incentiva permanência de talentos em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Programa estadual é prioridade e destaque nacional, diz Governador Paulo Dantas
Programa estadual é prioridade e destaque nacional, diz Governador Paulo Dantas | Foto: Agência Alagoas

Quase 400 jovens alagoanos já deram os primeiros passos profissionais na área da tecnologia por meio do Oxetech Work, programa do governo de Alagoas que conecta estudantes a empresas do setor com bolsa remunerada, formação técnica e chance real de contratação. As informações são da Agência Alagoas.

Criado em dezembro de 2021, o programa é gerido pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e busca dar continuidade à formação oferecida pelo OxeTech, plataforma estadual de cursos gratuitos na área. O foco, agora, é a empregabilidade.

Com R$ 3,5 milhões investidos, 453 bolsas foram ofertadas até o momento, das quais 392 resultaram em contratos com empresas locais. O processo de incentivo começa com o estudante recebendo R$ 1.500 por mês durante seis meses, pagos pelo governo. Depois, a empresa assume o salário (bolsa) por mais 12 meses — e pode efetivar o jovem ao fim do processo, o que ocorreu em mais de 80% dos casos.

Foi o que aconteceu por exemplo, com Vanessa Rodrigues, formada em Ciências da Computação, que hoje atua na empresa Id5.

Vanessa Rodrigues foi contratada após bolsa do Oxetech Work: ‘Contribuiu para minha permanência em Alagoas’
Vanessa Rodrigues foi contratada após bolsa do Oxetech Work: ‘Contribuiu para minha permanência em Alagoas’ | Foto: Agência Alagoas

“O Oxetech Work foi muito importante para mim, pois eu estava estudando e fora do mercado de trabalho. Já estou contratada há três anos. O programa contribuiu muito para minha permanência em Alagoas, pois já estava pensando em sair do estado”, afirma.

A cada rodada, o impacto se confirma: 81% dos participantes seguem empregados no setor, com média de idade de 24 anos e salários que ultrapassam os três salários mínimos. Em dois terços dos casos, a renda das famílias cresceu entre dois e quatro salários após o ingresso dos jovens no programa.

Na Hand Talk, uma das maiores empresas de tecnologia do estado, Carllos Eduardo Ferreira viveu essa transformação. Ele entrou como bolsista, virou estagiário e hoje integra o time fixo da companhia, referência em acessibilidade digital.
“Eu estava na metade do curso, sem renda e sem experiência. O programa foi o primeiro passo que eu tanto precisava”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Programa estadual conecta jovens ao mercado tech e garante 392 contratações
| Foto: Agência Alagoas

Segundo a Secti, a taxa de permanência após o período completo do programa é de 92% — dado que reflete o acompanhamento contínuo feito junto às empresas e aos jovens.

Para o secretário Silvio Bulhões, os números confirmam a força da iniciativa.

“O Oxetech Work já se consolidou como uma referência nacional no fomento ao emprego e à tecnologia. Estamos formando uma nova geração de profissionais altamente qualificados e preparados para os desafios do mercado digital”, avalia.

A próxima etapa já tem data para começar. Um novo edital com 200 novas bolsas será lançado ainda neste primeiro semestre, abrindo portas para mais jovens alagoanos transformarem sua realidade por meio da tecnologia e fortalecendo esse ecossistema no estado.

Relacionadas