O Brasil já tem definidas as quatro duplas do vôlei de praia que vão às Olimpíadas de Tóquio brigar pela medalha de ouro. Entre os homens, Alison e Bruno Schimidt vão brigar pelo bicampeonato, mas separados. Ao lado de Álvaro Filho, o “Mamute” se garantiu na competição, enquanto Schmidt jogará juntamente com Evandro.
Entre as mulheres, Ana Patrícia/Rebecca e Ágatha/Duda estão entre as favoritas, já que ocupam a terceira e a quarta colocações do ranking mundial, respectivamente. As canadenses Sarah Pavan/Melissa lideram, seguidas pelas americanas Klineman/Ross.
Tóquio marcará a estreia de Álvaro nas Olimpíadas, já Alison irá para a terceira participação: foi prata em Londres-2012, além do ouro conquistado nas areias de Copacabana, no RJ, em 2016. Bruno Schmidt estará em sua 2ª edição dos Jogos, assim como Evandro.
No feminino, Ana Patrícia e Rebecca serão estreantes em Olimpíadas, assim como a jovem Duda. Apenas Ágatha, atual vice-campeã olímpica, já participou do torneio olímpico.
A definição das duplas que representarão o País veio com a decisão da Federação Internacional de Vôlei de cancelar a etapa de Fort Lauderdale do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o que diminuiu o número de pontos em disputa, definindo os classificados.