O meia Rafael Longuine sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, no último dia 11, na partida de ida contra o Cruzeiro, pela 3ª fase da Copa do Brasil. O jogador se lesionou aos 43 minutos do 1º tempo.
Longuine tem contrato com o CRB até dezembro deste ano, coincidentemente o último mês do ano é também o prazo máximo para a recuperação do atleta. Segundo orientação médica, o tempo previsto é de oito a nove meses. Tendo em vista essa situação, o Galo colocou um médico à disposição do atleta e garantiu que seguirá arcando com os custos do atleta durante o período fora dos campos. Seguindo a Lei Pelé, o clube não tentará acordo com o Santos, para rescindir vínculo antes do previsto.
“Onde o jogador vai se operar é escolha dele, nós temos um médico que faz cirurgia, mas como pertence ao Santos, ele escolhe onde vai se operar e vai fazer com uma pessoa de sua confiança. Porém,ele ainda tem contrato de empréstimo com o CRB e nós continuaremos arcando com os custos do atleta até o fim do contrato”, afirmou o diretor de futebol do CRB, Rodrigo Freire, que também se mostrou otimista quanto à volta de Rafael Longuine ainda nesta temporada: “Não, ele não volta no próximo ano, não”.
Existe a possibilidade de que a cirurgia seja realizada em São Paulo e o tratamento aconteça no Santos, como o próprio Longuine contou à Gazeta de Alagoas. “Então, estamos decidindo ainda, mas provavelmente devo fazer a cirurgia e o tratamento no Santos”, disse.
CSA VOLTA AOS TREINOS
Após dois dias de folga, o CSA volta ao Mutange, nesta quinta-feira (19), para dar continuidade aos trabalhos. Mesmo diante da pausa do Campeonato Alagoano e da Copa do Nordeste, o Azulão não perde tempo e busca manter a forma do elenco, após a boa vitória, por 4x0, em cima do Frei Paulistano, pela 7ª rodada do Nordestão.
Raimundo Tavares, presidente do Conselho Deliberativo do time azulino, comentou sobre esta parada forçada que os times estão tendo, por causa da pandemia do coronavírus.
“Estamos tendo alguns cuidados, seguindo alguns protocolos de prevenção. Voltaremos na quinta (hoje), treinando em apenas um horário e vamos aguardar como vai ficar”, falou Tavares.
O CSA entraria em campo, caso o calendário seguisse normalmente, nessa quarta (18), no clássico contra o ASA, no Estádio Coaracy da Mata. Contudo, após decisão da Federação Alagoana de Futebol (FAF), o Campeonato Alagoano foi suspenso por 15 dias, por causa da pandemia do coronavírus, e as partidas ainda terão novos dias a serem divulgados.
O volante Jean Kléber e o zagueiro Leandro Souza aderiram ao discurso de que a postura adotada pela FAF é a correta. Jean Kléber disse que a população não pode fechar os olhos para o problema e deixou claro que a decisão atende ao cenário pensado pelos atletas. “Foi uma decisão acertada da Federação Alagoana. Não podemos fechar os olhos para um problema que está aí próximo da gente. O número de casos do coronavírus no Brasil vem crescendo a cada dia e isso preocupa bastante. Essa medida vai ajudar bastante e está de acordo com o que nós jogadores estávamos pensando”, disse.
“Essa atitude da Federação foi muito correta neste momento de tensão. Já temos caso confirmado aqui em Alagoas e qualquer medida que previna que mais pessoas contraiam a doença será aceita por todos. É questão de prudência. Acredito ter sido a melhor opção neste momento em que todos os eventos esportivos estão sendo paralisados”, emendou Leandro Souza.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.