app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Maceió, 09 de fevereiro de 2020
Lance do jogo entre CRB X CSA. Partida válida pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, realizada no Estádio Rei Pelé. Alagoas - Brasil.
Foto: Ailton Cruz

Clubes da Série B pedem à CBF aporte de R$ 60 milhões

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), Confederação apresentou às equipes o protocolo de retomada das atividades

Por Jean Nascimento/Com Globoesporte.com | Edição do dia 29/04/2020 - Matéria atualizada em 29/04/2020 às 04h00

Direitos de transmissão, verba do legado da Copa do Mundo e manutenção do calendário. São esses os pedidos dos clubes da Série B do Brasileiro à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo CSA e CRB, representantes de Alagoas na competição, em carta entregue na última semana, com o objetivo de minimizar os efeitos econômicos da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Além da manutenção do pagamento dos direitos de transmissão, os 20 clubes solicitaram um aporte de R$ 60 milhões, que seriam divididos de forma igualitária. O recurso, segundo o documento, seria retirado do “Legado da Copa”, verba destinada pela Fifa à CBF, para que o Brasil, que sediou a Copa do Mundo de 2014, investisse na infraestrutura do esporte.

De acordo com o que consta no documento, para ter acesso ao dinheiro, os clubes precisariam aceitar uma das duas condições estipuladas: 1 – comprovação, em 24 meses, da utilização de 50% do recurso na melhoria da infraestrutura das categorias de base e futebol feminino; ou 2 – A título de empréstimo, a ser pago durante as temporadas de 2021 e 2022, com juros sendo aplicado em melhorias nas categorias de base ou futebol feminino.

Por fim, os clubes mantiveram o desejo de que a Série B seguisse sendo disputada com 38 rodadas, em pontos corridos. O documento foi assinado por todas as 20 equipes da Segundona do Brasileiro. Até o fechamento desta edição, a CBF não havia se posicionado sobre o caso.

TENÓRIO E BARBOSA

“Esse documento foi encaminhado à CBF, mas eu não acredito que recebamos esse dinheiro. A possibilidade de isso acontecer é mínima. Então, mandamos para lá apenas para tentar, e, sendo muito sincero, nós assinamos por assinar porque eu, Rafael Tenório, não tenho esperança de receber nada dali (CBF), nem dois contos de réis”, disse o presidente do CSA, Rafael Tenório, em entrevista à Gazeta de Alagoas.

Também ouvido pela reportagem da Gazeta, o presidente do CRB, Marcos Barbosa, falou: “Eu acho difícil isso acontecer, mas nós pedimos esse suporte, que será de 3 milhões para cada clube e, se vier, agradeceremos muito, pois servirá para realizar melhorias nas categorias de base dos clubes da Série B. Vale lembrar que esse valor não será para pagar a folha salarial, por exemplo, é apenas para a construção de academias, entre outras coisas para a base”.

VOLTA DAS ATIVIDADES

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), a CBF apresentou aos clubes o protocolo de retomada das atividades que foi elaborado junto ao Ministério da Saúde. Neste documento, a entidade pede que as equipes retornem às atividades a partir do dia 3 de maio. Com isso, as federações estaduais devem receber o protocolo nesta quarta-feira (29) e encaminhar aos clubes.

*Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição