O presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, conversou com a Gazeta de Alagoas na tarde dessa quarta-feira (29) e falou sobre o prazo para o protocolo de retomada dos clubes alagoanos. Segundo o dirigente, o documento foi enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nessa quarta e a entidade espera que esteja com tudo pronto até esta sexta-feira (1º).
“Queremos terminar até sexta (1º). Recebemos o protocolo enviado pela CBF e iremos adequar para a nossa realidade”, disse o mandatário.
Apesar de a FAF já estar otimizando esta documentação, Felipe Feijó se manteve cauteloso quanto ao retorno das atividades. “Tudo depende de autorização do governo”, disse o dirigente.
Ele citou, ainda, algumas medidas que constam no documento encaminhado pela entidade maior do futebol brasileiro, como testes para o novo coronavírus (Covid-19), o uso de equipamentos (EPI) para os envolvidos, a medição de temperatura das pessoas envolvidas nas atividades e o acompanhamento diário.
CBF
Em reunião nessa terça-feira (28), a CBF orientou que as federações estaduais e os clubes retornem os treinos do futebol brasileiro a partir do dia 3 de maio. A entidade elaborou um protocolo junto ao Ministério da Saúde (MS).
Inicialmente, as equipes retomarão apenas com os treinamentos. Em seguida, as federações deverão anunciar a volta dos campeonatos.
Em Alagoas, por exemplo, as atividades poderão acontecer a partir de 6 de maio, tendo em vista que o decreto estadual é válido até 5 de maio.
O protocolo, com normas sanitárias, foi encaminhado para as federações estaduais e clubes nessa quarta (29). Dentre os pontos que constam no documento, estão justamente a aplicação de testes para o novo coronavírus, antes dos treinamentos, a alimentação dos atletas que não poderá acontecer no refeitório dos clubes, além disso, que os atletas poderão utilizar apenas uma roupa ao ir e voltar do Centro de Treinamento e os uniformes de treinamentos não poderão ser higienizados nas dependências do clube. As medidas também deverão acontecer durante as partidas, que acontecerão com portões fechados.
A entidade nacional frisou, ainda, que, para as verbas destinadas serem repassadas aos clubes e federações, os Estaduais precisam acontecer. Quanto ao retorno das competições, a sugestão é que seja entre os dias 18 e 20 de maio.
BRASILEIROS
Outro ponto discutido foi o formato do Campeonato Brasileiro das Séries A e B, que seguirá com as 38 rodadas. No caso dos Estaduais, o calendário terá como maio e junho para a finalização dos campeonatos e, a partir de julho, terão início os Campeonatos Brasileiros.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.