app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Atacante do CSA, Rodrigo Pimpão no momento em que fez o teste para Covid-19, no Nelsão, na última quarta-feira (10)

Médico do CSA explica medidas adotadas para volta de treinos

Azulão já tem todo planejamento traçado para reinício das atividades, assim que o governo der o aval

Por jean nascimento | Edição do dia 13/06/2020 - Matéria atualizada em 13/06/2020 às 04h00

/Atacante do CSA, Rodrigo Pimpão no momento em que fez o teste para Covid-19, no Nelsão, na última quarta-feira (10)

O CSA já tem todo o planejamento traçado para o reinício das atividades, que acontecerão no Complexo Nelson Peixoto Feijó, “nova casa” do clube marujo, localizada na parte alta de Maceió.

A data de retorno dos treinamentos ainda depende do aval do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió, mas o clube já se movimenta nos bastidores e, inclusive, deu início ao protocolo de testagens para Covid-19 em seus jogadores, comissão técnica e funcionários na última quarta-feira (10).

Líder do Departamento Médico do Azulão, o médico Fábio Lima explicou como se dará o processo de retomada das atividades quando forem autorizadas. Dentre os itens que serão trabalhados, Fábio Lima enfatizou a educação para evitar o contágio do novo coronavírus no elenco.

“Teremos que trabalhar maciçamente na educação,na mudança de comportamento e de atitude para que a pessoa seja responsável pela sua e pela saúde do próximo. A segunda coisa é a absoluta higiene em todos os utensílios e aparelhos utilizados”, disse o médico azulino, reiterando que haverá medição das temperaturas corporais, além da aplicação de questionários no acesso de todos ao CT azulino, buscando detectar possíveis sintomas do vírus. Em caso de infecção, o clube dará o suporte à pessoa infectada pela Covid-19. “Esse questionário dá uma pontuação que classifica entre baixo, médio e alto risco de infecção”, explicou Lima.além da aplicação de questionários no acesso de todos ao CT azulino, buscando detectar possíveis sintomas do vírus. Em caso de infecção, o clube dará o suporte à pessoa infectada pela Covid-19.

“Esse questionário dá uma pontuação que classifica entre baixo, médio e alto risco de infecção”, explicou Lima.além da aplicação de questionários no acesso de todos ao CT azulino, buscando detectar possíveis sintomas do vírus. Em caso de infecção, o clube dará o suporte à pessoa infectada pela Covid-19. “Esse questionário dá uma pontuação que classifica entre baixo, médio e alto risco de infecção”, explicou Lima.

DUAS TESTAGENS

Os testes realizados na quarta-feira serão feitos novamente entre uma semana e dez dias. O intuito do CSA é reiniciar os treinamentos com no mínimo duas testagens aplicadas no elenco, na comissão técnica e nos colaboradores. Fábio Lima disse ainda que, após o protocolo de testagem, os jogadores serão divididos em grupos por turno e passarão, individualmente, por avaliação da fisiologia, da fisioterapia e da comissão técnica do clube. Os funcionários do Azulão também serão divididos em turnos distintos.

Quanto à possibilidade de algum envolvido no processo de retorno contar com “resultados falsos”, o médico marujo disse que todos serão acompanhados. “Existe a possibilidade de falso negativo, nenhum cenário até agora conseguiu fazer 100% de segurança. Então, o conjunto das coisas é que vai trazer essa segurança para o dia a dia”, disse Fábio Lima.

KITS

O CSA disponibilizará também kits de materiais de treinamentos para todos eles, que estarão respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e todos os protocolos realizados durante o período de preparação acontecerão ao ar livre.

Além disso, o Azulão disponibilizará, dentro do Nelsão, locais para higienização das mãos com água e sabão, e utilização de álcool em gel. E também haverá cartilhas para manutenção dos hábitos de higiene fora das dependências do clube marujo.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição