app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Ministério Público recomenda que Campeonato Carioca seja retomado sem a exclusão de nenhum clube

MP faz recomendações para volta do Carioca

Órgão pede que haja um “protocolo técnico-científico” que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 16/06/2020 - Matéria atualizada em 16/06/2020 às 04h00

O Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou ao governo do Estado, à prefeitura da cidade e à Ferj algumas condições para que o Campeonato Carioca seja retomado. O MP-RJ pede que haja um “protocolo técnico-científico” que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia do novo coronavírus.

Dados do painel da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informaram no domingo (14) que o estado passou dos 7,6 mil mortos e se aproximou dos 80 mil casos confirmados de Covid-19.

“De acordo com as recomendações, o campeonato só deverá ser retomado quando houver um protocolo técnico-científico que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia e garanta que a retomada dos jogos será precedida de valoração, prevenção e mitigação de risco para os atletas, suas famílias, demais profissionais contratados pelos clubes e envolvidos nos eventos, como profissionais de imprensa e agentes de segurança, e para a sociedade em geral, mesmo que as partidas ocorram sem público”, diz um trecho do comunicado do MP-RJ.

Nas cartas de recomendação enviadas no domingo ao governador Wilson Witzel, ao prefeito Marcelo Crivella e ao presidente da Ferj Rubens Lopes, o MP explica que o protocolo deve ser elaborado por clubes e federação e aprovado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde. O MP também destaca que um eventual retorno do campeonato “fatalmente incentivará a aglomeração de pessoas no entorno dos estádios e a quebra das regras de isolamento social e de prevenção à COVID-19”. Outra recomendação do MP é de que o Carioca seja retomado sem a exclusão de qualquer clube da disputa.

Mais matérias
desta edição