Em parceria com um laboratório particular de Maceió, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) vai realizar testes do novo coronavírus (Covid-19) em jogadores e membros das comissões técnicas dos clubes da 1ª Divisão de Alagoas, para o posterior retorno dos treinamentos. O exame sorológico vai avaliar o estado imunológico dos pacientes em relação à Covid-19 e o resultado será entregue no mesmo dia.
O CRB já iniciou os exames com os atletas e comissão técnica nessa segunda-feira (15), no laboratório, e ocorrerão também nesta terça-feira (16), desta vez para os funcionários, no Centro de Treinamento Ninho do Galo, na Barra de São Miguel.
O CSA, que já começou a testagem em seus atletas, comissão técnica e funcionários na semana passada, mais precisamente na última quarta-feira (10), fará a segunda bateria de exames na próxima sexta-feira (19), no no CT Nelson Feijó, na Via Expressa.
Os resultados dos exames feitos no Azulão saíram entre um e dois dias depois que foram realizados. E esses resultados foram divulgados pelo clube, já nessa segunda-feira (15).
Quanto aos demais clubes da Primeira Divisão do Campeonato Alagoano, a Federação informou que jogadores, funcionários e comissão técnica serão submetidos ao exame à medida em que forem definidas as datas da retomada das atividades.
METODOLOGIA
Segundo a médica Valná Brandão, do laboratório parceiro da FAF, o exame é realizado através de coleta sanguínea, não sendo necessário jejum prévio. “Esse exame tem como metodologia a imunocromatografia, onde buscamos encontrar anticorpos IgM e IgG no sangue do paciente”, explicou a médica.
PRIMEIRO PASSO PARA O RETORNO
Segundo o presidente da FAF, Felipe Feijó, a medida é o primeiro passo para o retorno do futebol alagoano às atividades. Ele ressalta que o mais importante neste momento é identificar os ambientes das equipes para que se possa controlá-los.
“Todos os atletas e membros das comissões técnicas, que fazem parte do dia a dia do clube, serão testados no reinício aos treinos. A ideia é fazer um retorno seguro para todos e manter um protocolo diário de controle, observando a saúde das pessoas”, destacou Feijó.
SEM PREVISÃO
Há três meses, a FAF decidiu paralisar o Campeonato Alagoano e ainda não há uma data prevista para a volta da competição. Havia a expectativa de que os clubes retornassem, pelo menos aos treinamentos, nessa segunda-feira (15), mas o decreto de isolamento social foi prorrogado pelo Governo do Estado até o dia 22 de junho.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.