Que está todo mundo sentindo falta do futebol não é novidade, principalmente os clubes. Com isso, tanto CRB quanto CSA estão ansiosos pelo novo decreto do governador Renan Filho, que seria divulgado na noite dessa segunda (22), para saber se a volta às atividades presenciais, nos CTs, poderão acontecer. A expectativa dos rivais era de que os treinos retornassem a partir do dia 15 de junho, mas isso acabou não acontecendo.
Até o fechamento desta edição, ontem, o governador Renan Filho não havia divulgado o novo decreto, sobre a decisão flexibilizar o isolamento social em alguns setores. Independentemente disso, os clubes já mostram estar preparados para o retorno.
Nas últimas semanas, Azulão e Galo realizaram baterias de testes para o novo coronavírus em atletas, comissão técnica e demais profissionais dos clubes. No lado o Regatas, cerca de 60 funcionários do time realizaram as testagens para Covid-19, sendo que oito resultados testaram positivo para o vírus: sete jogadores e um colaborador da equipe. Dos positivados, apenas um apresentou alguns sintomas do novo coronavírus, como tosse seca e perda de olfato e paladar, enquanto os demais foram assintomáticos.
No Azulão, o clube informou que dez funcionários testaram positivos para a Covid-19, e, assim como o rival regatiano, os infectados se apresentaram assintomáticos. Ao todo, o CSA testou 65 funcionários, em sistema de drive thru, no Nelsão da Via Expressa. Na última sexta (19), o time marujo realizou a segunda bateria de exames em seus funcionários.
O Galo e o Azulão fizeram a bateria de exames graças à parceria da Federação Alagoana de Futebol (FAF) com um laboratório privado. Na semana passada, a FAF divulgou a criação de um Departamento Médico que vai orientar e auxiliar os clubes para esta gradual volta do futebol em Alagoas, através do Plano de Retomada do Futebol no Estado. Os especialistas do setor estarão acompanhando e realizando os testes para o novo coronavírus em atletas, comissão técnica e profissionais dos clubes da 1ª divisão estadual.
Já ontem, a entidade divulgou a parceria com uma empresa de desinfecção e sanitização de ambientes, que será responsável pela sanitização do prédio-sede da FAF e dos locais de treinos dos clubes do interior que disputam a 1ª divisão. Os serviços nos clubes terão um cronograma de trabalho que será elaborado pela FAF e pela empresa. A parceria é mais uma medida que a FAF toma para proporcionar mais segurança aos atletas e aos profissionais do futebol.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.