Depois de Casemiro na primeira partida das Eliminatórias da Copa de 2022, o técnico da Seleção Brasileira masculina de futebol, Tite, definiu o novo capitão. Será um velho conhecido: Thiago Silva vai usar a faixa contra o Peru, pela segunda rodada da competição.
Thiago foi capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e usou a braçadeira em dois jogos do Mundial da Rússia. Ele tem 123 convocações, completou 90 jogos contra a Bolívia e marcou sete gols com a amarelinha.
A equipe de Tite embarcou às 17h dessa segunda (12), para Lima, onde ocorrerá Peru x Brasil, nesta terça (13), no estádio Nacional, às 21h (de Brasília). A Seleção Brasileira fez o último treino em São Paulo, no CT do Corinthians, na manhã dessa segunda. No início da tarde, Tite concedeu entrevista coletiva. Ele não escalou no período aberto da atividade.Fez movimentação com dois times em campo reduzido.
As equipes foram formadas por: Ederson, Danilo, Thiago Silva, Felipe e Alex Telles, Fabinho, Bruno Guimarães, Coutinho, Richarlison, Rodrygo e Roberto Firmino. E Weverton, Gabriel Menino, Marquinhos, Rodrigo Caio e Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz, Everton Ribeiro, Cebolinha, Neymar e Matheus Cunha.
Aos 36 anos, Thiago Silva trocou o PSG pelo Chelsea na última janela de transferências. Na sexta-feira (9), contra a Bolívia, ele igualou Kaká como 15º jogador que mais vezes vestiu a camisa amarelinha. Ele está a poucos jogos de Lúcio, o zagueiro com mais jogos pelo Brasil – disputou 107 partidas e é o 7º na lista geral.
“NÃO É MAIS GAROTO”
A maturidade de Neymar, atualmente com 28 anos, foi exaltada pelo técnico da Seleção Brasileira, Tite, na entrevista coletiva dessa segunda (12). Questionado sobre o momento vivido por Neymar e sobre a idolatria da torcida brasileira por ele, Tite falou sobre o lado comportamental, mas também de aspectos táticos do atacante do Paris Saint-Germain.
“Neymar é homem, não é mais garoto e já tem essa maturidade desenvolvida. Essa situação está cada vez mais em evolução, o que me deixa muito feliz. Em termos técnicos e táticos, ele não é só flecha agora. Eu vi essa definição do Gustavo Villani (narrador), que (o Neymar) é arco e flecha, armador e finalizador. Ele desenvolveu isso, como aconteceu no jogo (contra a Bolívia) de dar duas assistências, ter penúltima bola, romper a marcação. E ter essas duas possibilidades. O Firmino que foi bastante arco poder ser flecha também. A gente procura potencializar suas virtudes”, opinou Tite.
Neymar chegou a ser dúvida na estreia nas Eliminatórias, contra a Bolívia, mas se recuperou de dores na região lombar e conseguiu ser titular. O camisa 10 também está confirmado na partida contra o Peru, nesta terça. Lima. “Ele está normal, treinou bem hoje, ontem, já sem nenhum problema”, disse Tite.