Grêmio e Palmeiras farão um duelo inédito na decisão da Copa do Brasil. As duas equipes vão se enfrentar em uma final pela primeira vez na história, o que não deixa de ser curioso diante da quantidade de vezes que os times já cruzaram em mata-matas.
Quem tem pouco mais de 30 anos tem bem vivo na memória o auge dessa rivalidade na década de 1990, quando gaúchos e paulistas brindaram os torcedores com alguns duelos épicos, marcados por gols, reviravoltas e nervos à flor da pele.
No retrospecto geral, o Palmeiras leva vantagem, com 38 vitórias, contra 20 do Grêmio e 33 empates. Mas quando o assunto é mata-mata, o time gaúcho está na frente, com sete classificações contra cinco do time paulista.
A final desta Copa do Brasil será o 13º duelo eliminatório entre ambos. O primeiro jogo será neste domingo (28), às 16h, na Arena do Grêmio. A decisão será no fim de semana seguinte, às 18h, no Allianz Parque, em São Paulo.
Os primeiros embates entre Grêmio e Palmeiras em duelos eliminatórios foram registrados nos anos 1960. E com ampla superioridade do Verdão, que naqueles anos tinha um timaço apelidado de Academia do Futebol, com nomes como Valdir de Morais, Djalma Dias, Djalma Santos, Julinho, Ademir da Guia e outros. Foram três confrontos pela Taça Brasil, recentemente reconhecida como Brasileirão. O Palmeiras levou a melhor em todos, o último em 1967, quando foi campeão.