app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Árbitro Denis Ribeiro Serafim apita a segunda partida da final do Campeonato Alagoano

Árbitro Denis Serafim comanda a grande final do Alagoano

Partida da volta, neste sábado (22), às 16h45, no Rei Pelé, terá como assistentes Esdras Mariano de Lima e Brígida Cirilo Ferreira

Por Raphael Silva e Guilherme Magalhães | Edição do dia 21/05/2021 - Matéria atualizada em 21/05/2021 às 04h00

O árbitro Denis Ribeiro Serafim (CBF) vai comandar a segunda partida da decisão do Alagoano. Após audiência pública realizada nessa quinta (20), no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé, foi definido também que os assistentes serão Esdras Mariano de Lima (CBF) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa). Jonata de Souza Gouveia e Charles Hebert Ferreira serão o quarto árbitro e o analista de campo, respectivamente, ambos do quadro da CBF.

O empate do primeiro jogo da final do Estadual foi o resultado mais repetido de 2018 para cá. Foram seis placares de 0 a 0. Mais um empate na finalíssima deste sábado (22), às 16h45, leva a decisão para os pênaltis.

Em 2020, CSA e CRB também decidiram o título Estadual. E uma curiosidade chamou a atenção para a arbitragem: após 18 anos, um alagoano teve a responsabilidade de comandar a decisão entre os rivais. Agora, em 2021, a história se repete. Antes, os dirigentes dos clubes costumavam exigir arbitragem de fora.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) conversou com os clubes sobre árbitro de vídeo (VAR), mas os dirigentes dos dois times não aprovaram a ideia.

PERFIL

Denis tem 35 anos e nasceu em Maceió. Como árbitro, ele atua desde 2010 pela FAF e, em 2015, entrou no quadro da CBF. Em ascensão na carreira, o árbitro apitou recentemente a semifinal da Copa do Nordeste, entre Fortaleza e Bahia. Foi bem e se credenciou para a decisão. Também apitou nesta temporada dois jogos da Copa do Brasil: Treze 1x0 Botafogo e Boavista 3x1 Goiás.

VANTAGEM DE QUEM?

Às vésperas da final do Alagoano, tudo vale para que os torcedores de CRB e CSA acreditem na vitória. Existem aqueles que creem em superstição e os que se apegam às estatísticas, e o torcedor do Galo tem um bom motivo para olhar os números. Isso porque, nas últimas 28 partidas em que o CRB foi mandante contra o CSA, foram incríveis 13 vitórias e apenas 5 derrotas, além de 10 empates.

Inclusive, a última vez que o Galo perdeu para o CSA como mandante foi em 2018, na final do Estadual. De lá para cá foram outras seis partidas, e o CRB não perdeu nenhuma. Foram cinco empates e uma vitória, além de apenas ter sofrido um gol durante este período.

Nesses números, foram contabilizadas partidas pelo Brasileirão, Alagoano, Copa do Nordeste e o Torneio Norte-Nordeste. Quando vemos os números apenas do campeonato estadual, a porcentagem de vitórias do Regatas aumenta de 46% para 56%, sendo nove triunfos em 16 partidas realizadas.

Apesar do grande número de vitórias como mandante, a última veio na final do campeonato de 2019, quando o Galo fez 1 a 0. O problema é que a partida foi decidida nas penalidades, e o título do Alagoano foi para o CSA. O jogo deste sábado (22) será o primeiro que o CRB mandará contra o Azulão nesta temporada.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição