app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Esportes

Pilotos reclamam que F-1 est� r�pida demais

São Paulo - Parece uma contradição. Os pilotos de Fórmula 1 estão reclamando que os carros da geração 2004 estão rápidos demais. Trata-se de uma questão de segurança na realidade. As novas configurações aerodinâmicas, a evolução dos motores e a guerra de

Por | Edição do dia 27/03/2004 - Matéria atualizada em 27/03/2004 às 00h00

São Paulo - Parece uma contradição. Os pilotos de Fórmula 1 estão reclamando que os carros da geração 2004 estão rápidos demais. Trata-se de uma questão de segurança na realidade. As novas configurações aerodinâmicas, a evolução dos motores e a guerra de pneus entre Michelin e Bridgestone transformaram os carros de F-1 em verdadeiros bólidos - na exata acepção da palavra. A redução nos tempos das voltas, neste ano, é notória. No GP da Malásia, por exemplo, a pole-position conquistada por Michael Schumacher (Ferrari) foi quatro segundos mais veloz que a pole de Fernando Alonso (Renault) em 2003. A Associação dos Pilotos já começa a se movimentar no sentido de que os comissários esportivos da F-1 revejam as regras do campeonato para reverter essa situação. “Normalmente, os pilotos gostam de ir cada vez mais rápidos. Mas, agora, os carros estão rápidos demais”, declarou Jarno Trulli - um dos diretores da Associação. “Os comissários precisam fazer alguma coisa”, complementou. Zanarddi Neste domingo, no Autódromo de Monza, na Itália, recebe a etapa de abertura da Temporada 2004 do Campeonato Europeu de Turismo ou ETCC (European Touring Car Championship), como também é bastante conhecida a competição na Europa. No ETCC, cada etapa é marcada por duas baterias com 51 quilômetros cada. A primeira corrida acontece, às 14h45 (9h45 - horário de Brasília) e a segunda bateria tem início, às 15h45 (10h45 - horário de Brasília). Uma das atrações neste ano será a participação do jovem piloto brasileiro Augusto Farfus Jr, atual campeão europeu de F-3000, a bordo de um Alfa Romeo 156 S2000 oficial de fábrica. “Já conheço a pista (Monza), venci aqui com a F-Renault e com a F-3000. Por isso, nos treinos oficiais posso me concentrar em trabalhar forte no acerto do carro. Estou com objetivo de largar lá na frente para brigar pelo pódio”, salientou Augusto confiante. Outra atração será a participação do italiano Alessandro Zanardi, bicampeão da Cart. O piloto perdeu as duas pernas em 2001, em uma prova da Fórmula Mundial, na Alemanha. Mas superou a tragédia e voltou as competições com carros adaptados. Zanardi pilotará um modelo BMW 320I - o mesmo em que debutou na categoria no ano passado. “Agora, minhas expectativas são totalmente diferentes”, comentou Zanardi. “Surpreendi muita gente, inclusive a mim mesmo, com o meu desempenho nos testes. Mas tenho que manter meus pés no chão. Se é que posso  dizer isso”, brincou o campeão.

Mais matérias
desta edição