O último confronto entre CSA e Brasil de Pelotas pela Série B do Campeonato Brasileiro terminou com um lance bem polêmico no fim, que prejudicou o Azulão, na avaliação do comentarista da arbitragem, e deixou os jogadores furiosos. Houve até expulsão. Tudo aconteceu no dia 22 de janeiro de 2021, pela 37ª rodada da Série B de 2020, em Maceió.
As equipes empatavam por 1 a 1 até que, aos 48 minutos do 2º tempo, Luciano Castán levantou a bola na área, o zagueiro Cléberson cabeceou no travessão e, no rebote, Pedro Júnior balançou a rede. Entretanto, o assistente viu impedimento de Castán no lance e anulou o gol azulino. O árbitro Paulo César de Oliveira, na Central do Apito, disse que o lance era legal.
De qualquer forma, o Azulão, que estava perto do primeiros colocados, perdeu a chance de voltar ao G-4 com o ponto conquistado, pois precisava da vitória. No fim do torneio, terminou na 5ª colocação, com 58 pontos, a apenas três do Cuiabá, 4º colocado.
Nesta quinta-feira (19), as equipes se reencontrarão novamente pela competição. O duelo será no Estádio Bento Freitas, em jogo válido pela 19ª rodada. Até então, ambas estão em situações bem distintas na competição.
Nesse sentido, o time marujo é o 11º colocado, com 25 pontos, e está sob o comando de Ney Franco. Por sua vez, a Xavante é treinada por Cléber Gaúcho, amarga a lanterna, com 12, só venceu dois jogos, e ainda não sabe o que é vitória há cinco partidas.
Se por um lado, o torcedor azulino, que acompanhou a trajetória do Azulão na temporada passada, se revolta com o erro da arbitragem em 2020, se orgulha do desempenho azulino contra o time gaúcho.
Em quatro confrontos, o time levou a melhor em dois duelos, empatou mais duas vezes, e tem dez gols assinalados contra apenas dois do time de Guerreiros. Ney Franco e os jogadores sabem que a partida não vai ser fácil, considerando a situação do adversário, que luta contra o rebaixamento e deve vir com tudo na busca dos três pontos.
A certeza é que o jogo vai ser bem disputado e, quem errar menos, possivelmente sairá de campo vencedor.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.