app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Mais de 80 clubes e três alagoanos estão na disputa pelo título da milionária Copa do Brasil

CRB, CSA e ASA já sabem quem vão enfrentar na 1ª fase da Copa BR

CBF sorteou os duelos nessa segunda (17), no Rio de Janeiro; torneio começa em 23 de fevereiro e tem a final prevista para 19 de outubro

Por Shelton Melo | Edição do dia 18/01/2022 - Matéria atualizada em 18/01/2022 às 04h00

Nessa segunda-feira (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022, que vai para sua 34ª edição. Representando Alagoas, CSA, CRB e ASA já sabem quem enfrentarão nesta etapa do torneio, previsto para começar no próximo domingo (23) e terminar dia 19 de outubro.

Assim, conforme o sorteio, o CSA vista o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas; o CRB encara a Portuguesa-RJ, no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro; e o ASA recebe o Cuiabá, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. 

Inclusive, as chaves para a próxima etapa da competição já são conhecidas. Caso o Alvinegro elimine o Dourado, enfrentará Lagarto ou Figueirense, enquanto o Azulão poderá enfrentar Trem ou Paysandu. Por sua vez, o Galo sabe que se avançar, terá pela frente Operário-MT ou Sampaio Corrêa.

Para definir os duelos, a entidade esportiva baseou-se nas posições das equipes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) mais atualizado, com 80 times divididos em oito potes com dez cada. O Azulão e o Galo ficaram no Pote B e formaram as chaves 8 e 16, mutuamente. 

Já o Alvinegro ficou Pote F e na chave 10 da disputa. Das três equipes, somente os dois maiores campeões alagoanos vão disputar a classificação longe de Maceió. 

Vale lembrar que esta fase inicial será decidida em jogo único com a equipe melhor ranqueada atuando fora de casa e com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal. Quem avançar, terá o mando de campo na segunda fase, que também será em partida única, porém, com decisão de pênalti em caso de igualdade nos 90 minutos. 

A partir da 3ª fase, haverá jogos de ida e volta, e daí por diante, serão feito novos sorteios. Lembrando que na 3ª fase entram os 12 clubes com a classificação adiantada, que são os clubes oriundos da Libertadores, os campeões da Copa Verde, do Nordeste e da Série B. O campeão garante vaga na Copa Libertadores em 2023. Na temporada passada, o Atlético-MG faturou mais de R$ 70 milhões com o título.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição