app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes CSA vem de derrota para a Ponte, por 1 a 0, em pleno Rei Pelé, e é o vice-lanterna da Série B

Em penúltimo, CSA tem 50% de chances de ser rebaixado na Série B

Derrota em confronto direto com a Ponte Preta deixou o Azulão em situação delicada na tabela e brigando forte contra a degola

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 12/07/2022 - Matéria atualizada em 12/07/2022 às 04h00

O final do 1º turno da Série B está sendo um pesadelo para o torcedor azulino. Na última rodada, o CSA perdeu para a Ponte Preta, por 1 a 0, em pleno Estádio Rei Pelé, e acumulou mais uma rodada dentro da zona do rebaixamento. Pior, com o fim da 17ª rodada, o Azulão chegou à marca de 50,3% de chance de ser rebaixado para a Série C do Brasileirão.

Os números foram levantados pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A porcentagem aumentou após o final da rodada. Além da derrota, o CSA ainda sofreu com o triunfo do Guarani sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, que colocou o time marujo na penúltima colocação, apenas acima do Vila Nova.

Entre os 20 clubes, o Azulão é segundo com mais chances de cair, até o momento. Somente o Vila Nova, com 74,4%, tem uma probabilidade maior. Também na zona do rebaixamento, Guarani e Náutico possuem 40,8% e 27,8%, respectivamente. Fora do Z4, há equipes com chances próximas, como a Chapecoense (40,5%) e o Ituano (34,8%).

Apesar de ter se complicado na disputa, o CSA tem chance de escapar da zona já nesta 18ª rodada. Com 16 pontos, a equipe alagoana precisa de uma vitória no confronto direto com o Vila Nova, em Goiânia. Daí, precisa das seguintes situações: que o Guarani tropece, que Ituano e Ponte Preta percam seus jogos, e que o embate entre Náutico e Chapecoense tenha um vencedor. Caso três dessas combinações aconteçam, o CSA fica fora do Z4.

Em termos de comparação, na Série B de 2021, após 17 jogos, 16 pontos já valia um lugar fora da zona do rebaixamento. Isso mostra que, provavelmente, a pontuação para se livrar da queda em 2022 terá que ser um pouco mais alta, entre 43 e 45 pontos.

Segundo a UFMG, quem fizer 40 de pontuação, terá uma chance de queda de 79,8%. Já quem chegar a 44 pontos, tem apenas 5% de chance de cair, até o momento.

Com apenas duas vitórias em 17 jogos, o CSA tem uma chance de ouro, contra o lanterna Vila, nesta sexta-feira (15), especialmente por ser o único clube atrás, na tabela. Os dois são os clubes com as maiores sequências negativas dentro da Segundona. O Tigre não vence há 11 partidas, enquanto os marujos não vencem há oito.

TREINOS

O time azulino segue sua preparação para o jogo de sexta (15). Os treinos da semana estão ocorrendo no horário da manhã, sempre às 9h30, no CT Nelson Feijó. Já as atividades desta terça (12) serão realizadas na AABB, também pela manhã, às 9h30.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição