app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Após muitos anos fora da 1ª Divisão de Alagoas, Zumbi vive o sonho e a expectativa do retorno à elite

ZUMBI SONHA EM VOLTAR À ELITE APÓS 23 ANOS

Time perdeu para o Coruripe na ida, por 2 a 1, e precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, no Orlandão, para ficar com o título e o acesso

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 14/07/2022 - Matéria atualizada em 14/07/2022 às 04h00

O Zumbi está a um jogo de retornar à 1ª Divisão de Alagoas, após longos 23 anos. Apesar da derrota para o Coruripe no duelo de ida, por 2 a 1, o time de União dos Palmares precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, no Estádio Orlandão, para conseguir o título e o acesso. Mas, o que pesa contra são as últimas temporadas, onde a equipe passou muito perto do retorno.

Foram três vice-campeonatos nos últimos cinco anos, o que deixa o grito engasgado na torcida alviverde. Em 2017, nove times competiram na Segundona e apenas o líder subia de divisão. O Zumbi somou 19 pontos, assim como o Dimensão Saúde. Porém, devido ao saldo de gols (15 a 12 para o Dimensão), o time de União não obteve o acesso.

Após isso, teve um hiato em 2018, quando não disputou. Já em 2020, ficou apenas na 4ª posição. Em 2019, chegou na grande final, já no sistema de mata-mata. O adversário foi o CSE, mas também não deu para o clube palmarino. Após uma derrota em casa, por 2 a 1, na volta, em Palmeira dos Índios, só ficou no 2 a 2.

Em 2021, o acesso nunca esteve tão perto. O campeonato teve um formato parecido com o atual. Na fase de grupos, o Zumbi avançou como líder até chegar à grande final, contra o Cruzeiro. Apesar do favoritismo, o time perdeu os dois jogos para os arapiraquenses e não subiu.

Fora isso, o Zumbi passou 14 anos, entre 2002 e 2016, sem disputar qualquer divisão profissional de Alagoas. Sua última passagem na elite foi em 1999. Agora, 23 anos após o infeliz rebaixamento, o clube quer voltar a figurar entre os melhores do Estado.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição