app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Alison dos Santos conquistou o ouro histórico nos 400m com barreiras, do Mundial de Atletismo de Eugene (EUA)

BRASILEIRO É OURO NOS 400M COM BARREIRAS

Alison dos Santos confirmou favoritismo na disputa da final no Mundial de Atletismo

Por Metrópoles | Edição do dia 21/07/2022 - Matéria atualizada em 21/07/2022 às 04h00

Alison dos Santos confirmou o favoritismo na disputa da final dos 400m com barreiras do Mundial de Atletismo de Eugene, nos Estados Unidos, e fez história no final da noite dessa terça (19). O Piu, como é chamado o brasileiro de 22 anos, conquistou o ouro ao completar a prova em 46s29, novo recorde da história do campeonato e melhor marca de um atleta da modalidade neste ano, superando os 46s80 anotados por ele mesmo na etapa de Eugene da Diamond League. Os americanos Rai Benjamin, com 46s89, e Trevor Bassitt, com 47s39, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

O velocista paulista é o segundo representante do Brasil a conseguir um ouro em um Mundial de Atletismo. Antes dele, apenas Fabiana Murer, do salto com vara, conseguiu o feito. O país tem agora 14 medalhas na história do campeonato, seis delas de prata e outras seis de bronze, além dos ouros de Piu e Murer.

Na prova dessa terça, Alison viu o norueguês Karsten Warholm, que ostenta o recorde mundial por sua vitória em Tóquio-2021 com o tempo de 45s94, terminar em 7º lugar, após anotar apenas 48s42. Rai Benjamin, o 2º colocado, detém a segunda melhor marca do mundo, um 46s17 também registrado em Tóquio. Em 3º, agora com seus 46s29, Piu mostrou que está em plena evolução, apto para buscar o recorde no futuro.

Alison dos Santos chegou ao Mundial como dono da primeira posição do ranking dos 400m com barreiras da World Athletics, a federação internacional de atletismo, e ocupando o 4º lugar do ranking geral, formado por atletas de todas as modalidades. Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, emplacou uma incrível sequência de vitórias nos últimos dois meses e acumulou quatro ouros na Diamond League, principal circuito da World Athletics. Entre maio e junho, venceu as etapas de Oslo, Doha, Eugene e Estocolmo. Na última, fez 46s80, até então o melhor tempo da temporada.

Mais matérias
desta edição