CRB e Sampaio Corrêa vão se reencontrar neste sábado (20), às 19 horas, pela 21ª vez na história. As duas equipes, tão acostumadas em disputar a Série B, dividem um vasto histórico de confrontos. Porém, nos últimos tempos, que vem se dando melhor é o Galo da Praia, já que tem apenas uma derrota nos últimos 11 jogos que fez contra os maranhenses. Inclusive, não sabe o que é perder para a Bolívia Querida desde 2020.
De lá para cá ambos se encontraram pela Série B e a Copa do Nordeste, desde 2015. Ao todo, o Galo somou oito triunfos, contra dois empates e apenas uma vitória do Paiô. Os números são ainda mais exorbitantes quando vemos em um período mais curto. Nos últimos quatro encontros, o CRB venceu todos (três vezes em Maceió e uma em São Luís-MA).
A única vitória do Sampaio nesse período foi em 2020, na 26ª rodada daquela Série B. Porém, foi em grande estilo, com um 3 a 0 acachapante dentro do Castelão, palco do confronto deste fim de semana. Os gols foram de Eloir, Roney e Diego Tavares.
Para aquele torcedor mais pessimista, o histórico geral também é muito positivo para os alagoanos. Segundo o site Ogol, são 20 encontros desde 1981. O Galo conquistou 11 vitórias, quatro empates e perdeu apenas cinco vezes. Um aproveitamento de 55% no histórico do duelo. São 27 gols regatianos, contra 21 do Tubarão.
Já em 2022, foram dois embates. Um pelo Nordestão e um pela Série B, ambos no Rei Pelé. O resultado, não poderia ser outro: duas vitórias alvirrubras (1 a 0 e 2 a 1, respectivamente).
Na atual edição da Segundona, um fator pode pesar bem para os maranhenses. O Sampaio joga ao lado de sua torcida e tem tirado proveito dos jogos no Castelão. A Bolívia Querida tem a segunda melhor campanha como mandante na competição, apenas atrás do Cruzeiro. Ao todo, o Sampaio somou 29 pontos em casa e está invicto. Situação discrepante, já que, como visitante, só levou quatro pontos.
Já o CRB, como visitante, está oscilando muito. A equipe está no 9º lugar, contando apenas jogos fora de casa. O Galo conquistou 10 pontos: são três vitórias, um empate e sete derrotas..
* Sob supervisão da editoria de Esportes.