Faltam apenas quatro jogos para a temporada do CSA chegar ao fim, e o clima dentro do clube é de muita apreensão. Isso tudo por conta de briga contra o rebaixamento. Contudo, essa luta pela permanência não é de hoje. Praticamente, durante toda a Série B, o time azulino rondou as últimas posições. O Azulão até tentou contratar atletas para auxiliar nesta disputa, durante o meio do ano, mas os resultados não são tão animadores.
Na janela do meio do ano, o Azulão perambulou entre o 17º e o 14º lugar. Na tentativa de qualificar o elenco, a diretoria azulina contratou 11 reforços entre julho e agosto. Porém, até o momento, poucos deles conseguiram um destaque positivo. Inclusive, apenas o centroavante Élton tem uma posição segura, como titular do time de Roberto Fernandes.
Os reforços da janela foram: o goleiro Paulo Ricardo, os laterais Éverton Silva e Jonathan, o zagueiro Guilherme Paraíba, os volantes Rickson, Canteros e Ferreira, o meia Lucas Lourenço, além dos atacantes Mercado, Rogério e Élton. A grande maioria deles foi contratado durante o comando técnico de Alberto Valentim, demitido pouco antes do fechamento da janela.
Com a saída de Valentim e a chegada do experiente Roberto Fernandes, alguns jogadores não conseguiram se destacar. Lucas Lourenço, por exemplo, só fez a sua estreia com a camisa do CSA na última rodada, no empate por 0 a 0, com o Sampaio. Em campo, atuou pouco menos de 30 minutos.
Outro que pouco atuou foi o lateral direito Éverton Silva. Concorrendo com Igor, Lucas Marques e Jonathan, o jogador de 34 anos só fez duas partidas, contra Bahia e Brusque, porém, não passou de 50 minutos em campo, somando os dois confrontos. Ao todo, desde o período do início da janela de transferências, o CSA atuou 16 vezes.
Entre os destaques positivos estão Élton e Rogério. O centroavante não demorou muito para conseguir uma vaga no time titular, desbancando Rodrigo Rodrigues. Até aqui, Élton é o reforço que mais atuou. Aos 37 anos, o atleta tem 12 jogos e dois gols com a camisa do Azulão. Rogério, por outro lado, não costuma ser titular, mas entrou em 10 embates. Assim como Jonathan. O lateral voltou ao time contra o Sampaio e completou seu décimo confronto com a camisa azulina.
Número de jogos realizados por cada reforço do CSA, trazidos na metade de 2022:
Élton (centroavante/12 jogos); Rogério (atacante/10 jogos); Jonathan (lateral direito/10 jogos); Hector Canteros (volante/08 jogos); John Mercado (atacante/08 jogos); Rickson (volante/07 jogos); Guilherme Paraíba (zagueiro/06 jogos); Ferreira (volante/05 jogos); Éverton Silva (lateral direito/02 jogos); Paulo Ricardo (goleiro/02 jogos); Lucas Lourenço (meia/01 jogo).
* Sob supervisão da editoria de Esportes.