app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Esportes Azulão foi o alagoano que atingiu a fase mais longe em 2022, enquanto Galo decepcionou

Copa do Brasil: ASA, CRB e CSA conhecem possíveis adversários

Trio representará Alagoas na próxima edição do torneio e já sabem em que potes estarão no sorteio, que só deve acontecer em 2023

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 23/11/2022 - Matéria atualizada em 23/11/2022 às 04h00

O Ranking da CBF foi divulgado nesse fim de semana. Com isso, os clubes alagoanos conheceram suas posições. O CRB é o primeiro entre os times do Estado, em 27º, mas com o CSA na cola, já que está em 28º. Por fim, o ASA está na 87ª posição. O ranking foi extremamente importante para esses três clubes, pois conheceram os seus potes no sorteio da Copa do Brasil 2023, que ainda não tem data para acontecer.

Seguindo os parâmetros dos últimos anos, a Copa do Brasil tem um modelo simples de sorteio. Os 80 times classificados para a primeira fase, porém, divididos em oito potes de dez times cada. E esses potes são divididos pelas posições dos clubes no Ranking da CBF (do melhor para o pior ranqueado).

Com isso, o sorteio prevê que os confrontos aconteçam da seguinte forma: Pote A x Pote E; Pote B x Pote F; Pote C x Pote G e Pote D x Pote H. Além disso, como a primeira fase é definida em jogo único, a equipe pior ranqueada joga em casa, porém, o visitante se classifica com o empate.

O ASA é o que está em uma situação mais delicada. Por conta da sua posição no ranking, o Gigante caiu, justamente, no Pote E, das equipes que irão enfrentar alguém do Pote A. Ou seja, há dez opções para serem adversários do Fantasma: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Bragantino, Botafogo, Goiás ou Cuiabá.

Já CRB e CSA estão um pouco mais tranquilos. A dupla maceioense caiu junta no Pote B, ou seja, deverá ter um adversário mais tranquilo. O lado ruim é que ambos decidem como visitantes. Os possíveis adversários de Galo e Azulão estão no Pote F, que são: União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz de Ijuí, Nova Iguaçu, Humaitá e Trem.

Os potes

Pote A: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Bragantino, Botafogo, Goiás ou Cuiabá;

Pote B: Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória, Vila Nova e Ponte Preta;

Pote C: Sampaio Corrêa, Guarani, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas e Brusque;

Pote D: ABC, Ituano, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América de Natal;

Pote E: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA, Sergipe e Ceilândia;

Pote F: União Rondonópolis. Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Nova Iguaçu, Humaitá e Trem;

Pote G: São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Pacajus, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS e Marília;

Pote H: Cordino, Parnahyba, Resende, Athletic Club, Democrata GV, Camboriú, Águia de Marabá, Falcon, Princesa-AM e São Francisco-AC.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição