Na tarde dessa sexta-feira (2), o Brasil encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Catar recheado de reservas. E, aparentemente, a falta de entrosamento pesou para a melancólica derrota por 1 a 0 contra Camarões, no Estádio Lusail. A parte boa é que a Seleção Brasileira já está classificada e o placar não foi suficiente para tirar a liderança do Grupo G.
O Brasil teve muitas chances de marcar o seu gol, mas parou no goleiro Epassy, que era reserva, até pouco tempo. Porém, quem não faz leva. Aos 48 minutos do segundo tempo, em belo contra-ataque, Aboubakar passou fácil pela defesa brasileira e marcou de cabeça o tento que decretou a vitória africana. Foi a primeira vez que o Brasil perdeu para uma seleção africana na história das Copas.
Com isso, a Seleção de Tite terá pela frente a Coreia do Sul, que, também nesta sexta-feira (2), venceu Portugal por 2 a 1, e conseguiu sua classificação, em segundo lugar, no Grupo H. Camarões, por outro lado, não conseguiu sua classificação. Os camaroneses terminaram a participação na Copa em 3º lugar no grupo, com quatro pontos.
O confrontos pelas oitavas de final, contra os coreanos, será já nesta segunda-feira (5), às 16 horas, no Estádio 974. Quem avançar, encara o vencedor de Japão e Croácia.
Resumão
A Seleção Brasileira dominou o primeiro tempo, mas teve de lidar com o estilo de jogo bastante combativo de Camarões. Não à toa, a seleção africana recebeu três cartões amarelos na etapa inicial para parar o ataque canarinho. A primeira boa chance dos comandados de Tite aconteceu aos 13 minutos, quando Fred cruzou na medida para Martinelli, livre, cabecear, exigindo grande defesa do goleiro rival.
Martinelli, um dos melhores do primeiro tempo, voltou a levar perigo ao puxar contra-ataque, perder a chuteira no meio do caminho por causa de uma entrada do marcador, mas a bola sobrou para Fred, que abriu para Antony bater da entrada da área, mas o goleiro defendeu. Já nos acréscimos, Martinelli voltou a incomodar costurando a marcação e batendo firme para nova intervenção de Epassy.
Logo no início do segundo tempo o Brasil sofreu um duro golpe. Alex Telles acabou sentindo o joelho direito após disputa de bola pelo alto e teve de ser substituído. Sem laterais esquerdos à disposição, Tite foi obrigado a improvisar o zagueiro Marquinhos no setor.
Sem conseguir balançar as redes, o Brasil acabou castigado nos acréscimos. Sem qualquer marcação, o camisa 10 Aboubakar recebeu cruzamento na medida e cabeceou no contrapé de Ederson, que nada pôde fazer para evitar o gol camaronês. Na comemoração, o camisa 10 de Camarões tirou a camisa e, como já havia recebido cartão amarelo, acabou sendo expulso pela arbitragem. Sem tempo para reagir, o jogo foi encerrado, com vitória camaronesa.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.