O caminho está definido! Na tarde dessa quarta-feira (29), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram sorteados os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. CRB e CSA, únicos representantes alagoanos na competição, conheceram seus adversários. O Galo terá pela frente o Athletico-PR, atual vice-campeão da Libertadores, enquanto o Azulão encara o Internacional, atual vice-campeão brasileiro.
A dupla alagoana foi sorteada já na reta final, quando restavam poucas bolas em cada pote. A dupla que será adversária, curiosamente, está na disputa da Libertadores da América e estará estreando na edição 2023.
Nesta fase da competição, os duelos são definidos em ida e volta, diferentemente da 1ª e 2ª fases. Também não há mais a regra do gol fora, por isso, qualquer empate no agregado leva o confronto para os pênaltis. Por conta do Ranking Nacional de Clubes, CRB e CSA estiveram no Pote 2, ou seja, dos 16 piores ranqueados, e, por isso, enfrentam times que estavam no Pote 1.
Como CRB e CSA são da mesma cidade, obrigatoriamente tiveram que ter mandos invertidos. Enquanto um jogará em Maceió na partida de ida, o outro jogará em Maceió na volta. Na próxima fase, que são as oitavas de final, também não há chaveamento prévio e será realizado um novo sorteio com os 16 classificados. A CBF ainda não definiu as datas, mas o provável é que os jogos aconteçam na metade de abril.
CSA x Internacional terá sua partida de ida, provavelmente, no Beira-Rio, em Porto Alegre, enquanto a volta provavelmente será no Estádio Rei Pelé. Por conta disso, Athletico-PR e CRB fazem o primeiro jogo no Trapichão, em Curitiba, enquanto a partida decisiva será na Arena da Baixada, em Curitiba.
Galo e Azulão estão fazendo uma campanha primorosa nesta Copa do Brasil. Por chegarem nesta fase, a dupla alagoana faturou R$ 2,1 milhões. Caso consigam passar para as oitavas de final, cada um vai ganhar R$ 3,3 milhões. Até aqui, os regatianos eliminaram União Rondonópolis e Operário-MS. O CSA já passou por Tuna Luso e Brusque.
DISPENSAS AZULINAS
Após o fiasco nas competições que disputou, o CSA segue fazendo uma verdadeira limpa em seu elenco. Nessa quarta-feira (29), por exemplo, o clube informou mais três jogadores que não vão mais fazer parte da equipe para a sequência desta temporada.
São eles: os zagueiros Xandão e Thales e o atacante Rodriguinho. Segundo informou a direção maruja, Xandão foi dispensado e teve sua rescisão de contrato em comum acordo entre o ele e o clube. Thales deixa o Azulão, por ter recebido uma proposta de outro clube, o qual não foi citado, e decidiu pela rescisão do seu contrato, também em comum acordo. E o atacante Rodriguinho também deixa a equipe em comum acordo.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.