app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Esportes Fluminense simplesmente atropelou o Flamengo no Maracanã para garantir o bicampeonato do Carioca: 4 a 1

PARTE DOS ESTADUAIS DEFINE OS CAMPEÕES PELO BRASIL

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, campeões foram Palmeiras e Fluminense, respectivamente

Por ESPN | Edição do dia 11/04/2023 - Matéria atualizada em 11/04/2023 às 04h00

No último sábado (8) e nesse domingo (9), o Brasil viveu um final de semana insano, com vários clubes se consagrando campeões estaduais. Nesse domingo, por exemplo, o Palmeiras massacrou a zebra Água Santa e conquistou o bicampeonato do Paulistão.

Esse foi o 25º título de Paulistão da história palestrina, e o 2º seguido: no ano passado, a equipe alviverde triunfou sobre o São Paulo na decisão. Num recorte mais amplo, são três conquistas nas últimas quatro edições. Foi também o 8º troféu vencido pelo técnico Abel Ferreira desde que ele chegou ao Palestra Itália, em novembro de 2020.

Quase na mesma hora, o Atlético-MG confirmou o favoritismo em cima do América-MG, venceu por 2 a 0, e faturou o tetra do Mineiro. Os gols da partida foram marcados por Hulk. O Galo, que tinha a vantagem por ter feito a melhor campanha na primeira fase, já havia derrotado o rival no jogo de ida por 3 a 2.

Maior campeão do Estadual de Minas Gerais, o Atlético-MG levantou a taça pela 48ª vez e ampliou a vantagem de títulos para o arquirrival Cruzeiro, que tem 38. O América-MG segue com 16 conquistas.

Mais tarde, o Fluminense aplicou uma goleada histórica em cima do rival Flamengo, por 4 a 1, e celebrou o bi do Cariocão. Marcelo, Cano (duas vezes) e Alexsander balançaram as redes para o time de Fernando Diniz, que mesmo cumprindo suspensão, conquistou o primeiro título de expressão de sua carreira. Ayrton Lucas descontou para o Rubro-Negro.

Já no sábado, o Grêmio bateu o Caxias com gol de Luis Suárez, de pênalti, e chegou a um impressionante hexacampeonato no Gauchão.

Apesar da atmosfera criada pela torcida do Grêmio, o time de Renato Gaúcho não conseguia impor seu futebol e deixou o duelo ‘confortável’ para o Caxias. A equipe da casa perdeu Reinaldo, com uma lesão no joelho direito logo aos 12 minutos do primeiro tempo.

Suárez só veio marcar o gol da vitória aos na metade do segundo tempo, após o VAR chamar a arbitragem de campo para conferir o pênalti tricolor.

Em muitos Estados, porém, os campeões ainda não estão definidos, como Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Amazonas e Distrito Federal só para citar alguns.

Veja a lista de campeões estaduais de 2023: Alagoano: CRB (33° título), Baiano: Bahia (50° título), Cearense: Fortaleza (46° título), Goiano: Atlético-GO (17° título), Maranhense: Maranhão (15° título), Mato-Grossense: Cuiabá (12° título), Mineiro: Atlético-MG (48° título), Paraibano: Treze (17° título), Paranaense: Athletico-PR (27° título), Carioca: Fluminense (33° título), Gaúcho: Grêmio (42° título), Catarinense: Criciúma (11° título), Paulista: Palmeiras (25° título) e Tocantinense: Tocantinópolis (6° título).

Mais matérias
desta edição