Na tarde dessa quarta (12), enfim, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) definiu o regulamento e a tabela oficial da Série B do Alagoano 2023. O torneio terá a presença de dez clubes e deverá iniciar no dia 11 de junho, seguindo os moldes das últimas temporadas.
O Conselho Arbitral da Segundona do Alagoano foi realizado no dia 28 de março, mas a FAF ainda não havia divulgado o seu regulamento. O encontro para definir o formato do campeonato aconteceu no auditório do Estádio Rei Pelé, em Maceió, com a presença dos representantes dos dez clubes inscritos.
Seguindo os moldes dos últimos anos, a FAF optou por manter o sistema de duas fases. Na primeira, que será por pontos corridos, todos os clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros avançam para o mata-mata. A partir das semifinais, os duelos serão de ida e volta, tal como a final. Lembrando que apenas o campeão da divisão conquistará o acesso.
Uma novidade é a presença do CRB. Os clubes aceitaram o Galo na disputa e ele jogará com o time da base. Vale ressaltar que o time B regatiano não poderá subir de divisão, em uma eventual conquista de título, nem avançar para o mata-mata, independentemente da campanha na 1ª fase.
Na primeira rodada os jogos são: Zumbi x CRB, Penedense x Guarany, Jaciobá x Dínamo, Dimensão Saúde x CEO e Miguelense x FF Sport Nova Cruz. Apesar de ainda não ter confirmado, as finais devem ser no dia 30 de julho e 6 de agosto.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.