Antes do jogo da La Liga, todos os jogadores entraram em campo com a camisa número 20, a usada por Vini Jr. nas partidas dos merengues. O Real Madrid jogou contra o Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol, nessa quarta (24). Aos exatos 20 minutos da partida, a torcida do Real aplaudiu o jogador.
A arbitragem e os jogadores do Rayo se juntaram aos donos da casa para mandar uma mensagem contra o racismo. Eles seguravam um cartaz com a mensagem “Racistas, fora do futebol”. A faixa é da La Liga. A entidade foi duramente criticada por omissão nos casos de racismo contra o brasileiro.
Apesar da homenagem, Vini Jr. não jogou. Ele teve dores no joelho e não foi relacionado por Carlo Ancelotti para a partida, mas foi ao estádio, assistiu ao jogo e agradeceu as homenagens.
O cartão vermelho dado a Vini Jr. foi anulado pela Federação Espanhola de Futebol, portanto o brasileiro está liberado para participar dos jogos do Campeonato Espanhol. Ele foi expulso no final do jogo contra o Valencia, domingo (21), por um empurrão. Porém, a Federação entendeu que o árbitro recebeu imagens editadas do lance e que, por isso, a decisão foi influenciada.
RACISTAS INSISTEM
Apesar do apoio, horas antes de Real Madrid x Rayo Vallecano, uma imagem de Vini Jr. nos arredores do Santiago Bernabéu foi vandalizada. Em uma publicidade de visitação ao histórico estádio merengue, o brasileiro estampava uma espécie de pôster ao lado de Benzema, mas nada foi feito com a imagem do centroavante francês.
O jornalista Nils Kern publicou a fotografia e criticou que “algumas pessoas realmente têm alguns grandes problemas em suas cabeças”.
Nesta quinta (25), Javier Tebas, presidente da La Liga, participará de uma coletiva de imprensa após a grande repercussão do tema e das suas respostas contra Vini Jr, nas redes sociais.