app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Esportes Marcelo Cabo deve trabalhar com o que tem no elenco do CSA para classificar a equipe

CSA SÓ DEVE VOLTAR AO MERCADO EM CASO DE CLASSIFICAÇÃO NA SÉRIE C

Azulão deve trabalhar com as peças disponíveis para buscar a classificação entre os oito melhores da Terceirona do Brasileiro

Por Guilherme Nobre e Fernanda Medeiros | Edição do dia 03/08/2023 - Matéria atualizada em 03/08/2023 às 04h00

A janela de transferência do Brasil fechou nessa terça-feira (2). Porém, os clubes da Série C e Série D não estão incluídos nesta janela. Por isso, o CSA ainda está ligadinho no mercado de transferências, buscando nomes para compor o elenco.

A Gazeta de Alagoas apurou, junto a fontes dentro do Azulão, que o clube deve, sim, voltar ao mercado, mas apenas em caso de classificação para a segunda fase da Terceirona. A ideia da diretoria é que o elenco atual poderá conseguir uma classificação entre os oito melhores.

Porém, as contratações só podem acontecer até o dia 25 de agosto, pois é quando encerra-se o prazo de inscrição de novos jogadores no Brasileirão. Assim, o time não deve mudar até o fim da 1ª fase.

CHANCES

O futebol não é uma ciência exata, mas a matemática é bem importante para quem vem fazendo as contas para se classificar, como é o caso do CSA. O Azulão vem de uma vitória no sufoco, contra o Pouso Alegre, por 2 a 1. Porém, a matemática ainda parece não estar do lado azulino, já que as probabilidades apontam que o clube tem 30,3% de chance de classificação na Série C.

Os números são do site especializado em futebol Chance de Gol, comandado pelo doutor em Estatística Marcelo Leme de Arruda. Os números que o site utiliza são obtidos com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados.

Há duas semanas, antes de enfrentar Paysandu e Pouso Alegre, a conta apontava que o CSA tinha 42,5% de chance de avançar para a segunda fase. Ou seja, houve um decréscimo de 12 pontos percentuais, após o time conseguir uma vitória e um empate.

A boa notícia é que a probabilidade de rebaixamento caiu tanto que é praticamente impossível, levando em consideração o momento dos adversários. Na última pesquisa, o CSA tinha 0,7% de chance de cair. Hoje, o número é bem mais confortável, com 0,1%.

O time azulino é o décimo com mais chances de se classificar, segundo o site, atrás de clubes como São Bernardo, Paysandu e São José, por exemplo. O cálculo leva em consideração a sequência final do CSA na Série C. A equipe joga fora duas vezes, primeiro contra o Náutico, que ainda briga por classificação, e contra o Amazonas, que está na liderança, com 28 pontos.

No ano passado, as equipes precisaram de, no mínimo, 29 pontos para alcançar a classificação. Ou seja, todos os times que chegarem na casa de 30 pontos terão uma classificação tranquila, em média. O Azulão, que hoje está em 10º e tem 21 pontos, ainda disputa mais 12. Ou seja, pode alcançar até 33 pontos.

Na teoria, se o CSA perder dois dos quatro jogos finais, estará eliminado da Série C ainda na primeira fase. Dentro do Trapichão, a equipe maruja vai encarar o Botafogo-PB e o Remo.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição