app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Esportes Neste ano, o CSA encarou o Potiguar de Mossoró na Pré-Copa do Nordeste

AZULÃO NUNCA FOI ELIMINADO NA DISPUTA DO PRÉ-NORDESTÃO

CSA esteve na fase anterior aos grupos em outras três oportunidades, mas sempre avançou na competição e foi para a Copa do Nordeste

Por Guilherme Nobre | Edição do dia 11/11/2023 - Matéria atualizada em 11/11/2023 às 04h00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enfim, divulgou a tabela da Pré-Copa do Nordeste de 2024. Com CSA e ASA na disputa, todo mundo já entrou no clima da Lampions League. O Azulão teve o Nordestão como um de seus principais objetivos em 2024. E, apesar de disputar o mata-mata antes dos grupos, o time azulino tem um bom histórico na competição.

Por conta dos métodos de classificação, o CSA esteve na disputa da Pré-Copa outras três vezes na história, além de 2024. E, para acalmar o coração do torcedor azulino, o time marujo se classificou para os grupos todas as vezes.

Lembrando que a Copa do Nordeste passou por várias mudanças em sua fórmula, ao longo desses 30 anos de torneio. Mas a implementação da Pré-Copa veio oficialmente em 2018. E foi justamente em 2018 quando o CSA precisou passar pela Pré-Copa do Nordeste para chegar aos grupos. À época, os duelos eram definidos em ida e volta. O Azulão enfrentou o Parnahyba e se classificou com duas vitórias. No interior piauiense o CSA venceu por 1 a 0. Em Maceió, teve show: 4 a 0.

O time marujo só voltou à competição em 2021. Novamente em vantagem pelo Ranking da CBF, o CSA enfrentou o Moto Club. No primeiro jogo, empate por 0 a 0. Na volta, os azulinos venceram por 2 a 0.

A última disputa no mata-mata foi nesta temporada. Já nos novos moldes da Pré-Copa do Nordeste, o Azulão precisou passar por dois mata-matas e em jogos únicos. O primeiro foi contra o Potiguar de Mossoró. Em Coruripe, os azulinos venceram por 2 a 1. O segundo foi de novo com um time potiguar, o América-RN. E foi quando o CSA passou mais perto de ser eliminado. Após 0 a 0 no tempo normal, os marujos venceram nos pênaltis, por 5 a 4, no sufoco, e se classificaram.

O desafio, agora, será contra o Iguatu-CE, que jamais disputou o Nordestão. O time é jovem no cenário esportivo, pois foi fundado em 2010. Esta será a sua primeira vez no torneio.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição