Na manhã dessa quinta-feira (23), na Casa da Aposentadoria, em Penedo, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) realizou o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas 2024. No evento, que contou a presença de representantes de 12 clubes alagoanos, foram definidas as fórmulas e datas dos campeonatos da próxima temporada.
O Estadual tem início previsto para o dia 20 de janeiro e encerramento para o dia 6 de abril. Já a Copa Alagoas começa um pouco mais tarde, no dia 31 de janeiro, com a final programada para o dia 31 de março.
A tabela dos campeonatos ainda não foi divulgada, mas isso deverá acontecer nas próximas semanas. Porém, o presidente da FAF, Felipe Feijó, confirmou que pretende que todos os anos a abertura do campeonato tenha o campeão da 1ª Divisão e o da 2ª se enfrentando no jogo de estreia. Assim, no dia 20, o único jogo confirmado é Penedense x CRB, em Penedo.
Representando a FAF na mesa principal, estiveram o presidente Felipe Feijó, o vice-presidente Júnior Beltrão, o secretário-geral Charles Hebert, além do diretor de competições Luciano Sampaio e o diretor de registros da FAF Carlos Guido.
O principal tema da manhã foi a definição de como será o Campeonato Alagoano de 2024. Com o número de oito participantes mantido, os clubes, em união com a federação, decidiram pela manutenção da fórmula dos últimos dois anos.
Os oito times se enfrentam na primeira fase em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores avançam para a semifinal, que terá cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). A partir das semis, os jogos são em ida e volta.
COPA ALAGOAS
Após a crise que se deu na Copa Alagoas desta temporada, a FAF decidiu alterar o formato do torneio, diminuindo o número de clubes, de 14 para 12. Na nova composição, o formato da Copa ficou da seguinte forma:
Participarão do torneio os oito times da elite, além dos quatro melhores colocados da 2ª Divisão desta temporada. O torneio seguirá parâmetros semelhantes aos deste ano. Os 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis e os grupos se enfrentam em jogos de ida. Avançam para o mata-mata os dois primeiros de cada grupo. A partir das semifinais, o regulamento muda. Tanto na semi, quando na grande decisão, os jogos serão em ida e volta. O último jogo é na casa de quem tem a melhor campanha.
Grupo A: CRB, Coruripe, CSE, Cruzeiro, Penedense e Dimensão Saúde
Grupo B: ASA, Murici, CSA, Desportivo Aliança, Zumbi e CEO.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.