Poucos jogadores do CRB tiveram o apreço do torcedor nesta temporada, mas um se destacou. Praticamente uma unanimidade entre a torcida regatiana, o volante Falcão teve o ano mais produtivo de sua carreira. Aos 25 anos, o jogador fez 52 partidas ao longo de 2023, um recorde pessoal.
Falcão não iniciou a temporada como titular, mas aos poucos foi conquistando seu espaço, sobretudo no segundo semestre. No começo do ano, com o elenco regatiano, o volante foi campeão do Alagoano e facilmente tornou-se titular, tanto com Umberto Louzer quanto com Daniel Paulista.
Só na Série B, Falcão participou de 33 das 38 partidas do Galo. O meio-campista regatiano terminou a competição como o volante com mais desarmes, sendo 95 ao todo. Uma média de quase três desarmes por jogo.
A criação de jogadas de Falcão também chama a atenção. Ele teve, em média, três bolas longas certas por jogo, ou seja, mais de 50% de acerto nos lançamentos e média de 84% de acerto no passe.
Falcão viu com bons olhos sua temporada e a da equipe alvirrubra. Apesar de ainda não ter sua permanência garantida, o volante está empolgado com o futuro.
“Foi uma temporada muito positiva, particularmente tive um desempenho ótimo, conseguimos boas atuações em campo, mas, infelizmente, o acesso não veio. Para 2024, o objetivo é fazer mais um grande ano, por meio de muito trabalho e dedicação, para manter o alto nível na próxima temporada e buscar subir com o CRB, o que, infelizmente, não ocorreu neste ano, e nos deixou com um gosto de frustração”, afirmou.
O nome de Falcão foi ventilado em outros clubes, no entanto, seu contrato com o Galo é válido até abril de 2024. O CRB tem interesse em renovar, mas nada ainda foi fechado. Indefinições à parte, o jovem atleta comemorou o bom desempenho em 2023 e projeta para 2024 a manutenção de sua regularidade:
“Esta foi a melhor temporada da minha carreira, sempre acreditei no meu potencial e este ano tive a oportunidade de desempenhar bem em campo. Em 2023, marquei um gol, mas para o próximo ano quero buscar fazer mais. Sei que não é o foco da minha função, mas quero poder evoluir e ajudar ainda mais a minha equipe no setor ofensivo, com gols e assistências”.
METADE DO ELENCO
Sobre o elenco para 2024, quem falou foi o presidente do CRB, Mário Marroquim, em entrevista ao ge. Ele informou, por exemplo, como deve ser feito o processo de remontagem do grupo de atletas.
“O nosso objetivo é manter cerca de metade do elenco de 2023, continuando, assim, com uma espinha dorsal do grupo deste ano. Isso (manutenção de uma espinha dorsal) é uma característica de trabalho dessa diretoria e vamos tentar fazer isso novamente”, disse o dirigente.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.