Esportes
Campeonato Alagoano inicia com 8 clubes na disputa pelo troféu de 2024
CRB, CSA, CSE, ASA, Coruripe, Murici, Penedense e Cruzeiro de Arapiraca são os times da edição deste ano


O Campeonato Alagoano está de volta neste sábado (20). Oito equipes estão na disputa para alcançar o título máximo de Alagoas nos próximos três meses. Em clima de futebol, a Gazeta de Alagoas traz uma matéria especial: um guia para os torcedores que irão acompanhar o Estadual.
Na disputa, estarão CRB, CSE, Coruripe, Murici, Penedense, ASA, Cruzeiro de Arapiraca e CSA. Dos oito participantes, cinco já conquistaram o título alguma vez. Mesmo assim, todos já ganharam algum título estadual, seja Copa Alagoas ou 2ª Divisão.
REGULAMENTO
O Estadual segue com o mesmo regulamento das últimas duas temporadas. Os oito clubes se enfrentam em turno único e a classificação é definida por pontos corridos. Os quatro melhores estarão classificados para as semifinais. Já o lanterna será rebaixado para a 2ª Divisão de 2025.
A partir das semis, os times passam a se enfrentar em ida e volta. Os duelos ocorrerão por cruzamento olímpico: 1º colocado x 4º colocado e 2º x 3º. Os classificados disputam a decisão, marcada para o início de abril.
Além disso, o campeão do Alagoano terá vaga na Copa do Brasil, fase de grupos da Copa do Nordeste e Série D de 2025. Caso o campeão seja CRB ou CSA, a vaga na Série D será remanejada para o melhor posicionado sem divisão. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e na Pré-Copa do Nordeste. E o 3º colocado (que somar mais pontos contando todas as fases) disputará uma vaga na Copa do Brasil contra o campeão da Copa Alagoas.
ASA
Participações: 62
Melhor campanha: Campeão (7 vezes)
Campanha em 2023: 2º lugar
Destaque: Anderson Feijão
Estádio: Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)
Técnico: Leandro Sena
O ASA vem para o campeonato com grande expectativa. Vice em 2022 e 2023, a diretoria visa à briga pelo título mais uma vez. Para isso, a equipe renovou com jogadores importantes, como Cris Lucca, Didira e Júnior Viçosa. Quanto às novidades são: Wermerson, Roni Lobo e Gabriel Feliciano.
Sob o comando de Leandro Sena, atual campeão potiguar, o ASA tem como destaque Anderson Feijão.
CORURIPE
Participações: 17
Melhor campanha: Campeão (3 vezes)
Campanha em 2023: 4º lugar
Destaque: Max
Estádio: Gérson Amaral (Coruripe)
Técnico: Roberto de Jesus
O Hulk vem de uma campanha promissora, mas perdeu muito de uma temporada para a outra. Do elenco do ano passado, poucos ficaram e o Coruripe apostou em diversos jogadores que vieram do futebol do Norte e Nordeste. Uma das maiores valências foi o lateral-direito Max, campeão da Segundona com o Cruzeiro.
No comando técnico está Roberto de Jesus, que estava na base do Fernandópolis e terá sua primeira experiência como treinador em Alagoas.
CRB
Participações: 91
Melhor campanha: Campeão (33 vezes)
Campanha em 2023: Campeão
Destaque: Anselmo Ramon
Estádio: Rei Pelé (Maceió)
Técnico: Daniel Paulista
Campeão em 2022 e 2023, o CRB é franco favorito ao título em 2024. Além de ser o time com mais poder de investimento, também é o único que está na Série B em 2024. Essa moral toda só cresceu com a chegada de jogadores como Jorginho (ex-Sport), Formiga (ex-Ceará) e Gegê (ex-Vitória).
No banco de reservas, o Galo inicia o ano com Daniel Paulista, que comandará no Estadual pela primeira vez. Apesar do bom entrosamento, a arma regatiana ainda é Anselmo Ramon, que tem mais de 30 gols em dois anos e é candidato a artilharia.
CRUZEIRO
Participações: 3
Melhor campanha: 6º lugar (2022)
Campanha em 2023: 7º lugar
Destaque: Jerfesson
Estádio: Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)
Técnico: Bruno Monteiro
Pelo terceiro ano seguido o Cruzeiro disputa o Estadual. Após passar certo sufoco em 2023, o time quer renovação. Por isso, contratou Bruno Monteiro, jovem e que ficou em 3º no Alagoano do ano passado. O sonho é de pelo menos chegar nas semifinais.
Bruno Monteiro é lembrado pela defesa e ele terá no gol Jerfesson. O Urso ainda manteve peças interessantes, como Vera Cruz, Batata, Jair Amaral e Celestino, que mantém a espinha dorsal para tentar surpreender.
CSA
Participações: 91
Melhor campanha: Campeão (40 vezes)
Campanha em 2023: 5º lugar
Destaque: Jean Cléber
Estádio: Rei Pelé (Maceió)
Técnico: Rogério Corrêa
O CSA é uma das incógnitas do Estadual. Com uma campanha ruim em 2023, a ideia é voltar, pelo menos, às semifinais. Para isso, o time foi completamente reformulado, com mais de 20 contratações fechadas e apenas dois remanescentes. Além disso, mudou a comissão técnica, com a vinda de Rogério Corrêa.
Em meio ao caos das constantes mudanças, o Azulão tem Jean Cléber como destaque. O volante disputava a Série B pelo Avaí e optou pela volta. O elenco é mesclado de jovens e experientes, como Gustavo Xuxa, Tiago Marques e Deivity. Os mais novos são Lucas Marques, Biazus e Popó.
CSE
Participações: 52
Melhor campanha: Vice-campeão (2 vezes)
Campanha em 2023: 6º lugar
Destaque: Ibson Melo
Estádio: Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)
Técnico: Rodrigo Fonseca
Atual campeão da Copa Alagoas, o Tricolorido quase caiu para a 2ª Divisão em 2023. Depois do susto e com a vaga da Série D assegurada, o sonho para este ano é mais ousado. O CSE tem como meta alcançar, pelo menos, o mata-mata.
Boa parte dos jogadores estava no Nacional de Patos, que era comandado por Rodrigo Fonseca, atual treinador. O principal nome é Ibson Melo, que vem do futebol da Tailândia. O ponta, porém, não deve estar apto nos primeiros jogos.
MURICI
Participações: 23
Melhor campanha: Campeão (1 vez)
Campanha em 2023: 3º lugar
Destaque: Alex
Estádio: José Gomes da Costa (Murici)
Técnico: Alyson Dantas
O Murici segue com a mesma ideia de contratar jogadores experientes e com passagem por Alagoas. O clube contratou o técnico Alyson Dantas para comandar atletas como Morais, Mayron, Palacios e Rodrigo Mucuri.
Mas o destaque do Murici é o zagueiro Alex, de volta após ser um dos melhores defensores no Estadual do ano passado.
PENEDENSE
Participações: 39
Melhor campanha: Vice-campeão (1 vez)
Campanha em 2023: Campeão da 2ª Divisão
Destaque: Xilú
Estádio: Alfredo Leahy (Penedo)
Técnico: Jaelson Marcelino
Clube mais antigo de Alagoas e retornando após oito anos, o Penedense vem investindo forte para conseguir uma campanha segura. A diretoria, inclusive, visa primeiro a permanência, antes de sonhar com uma possível vaga no mata-mata.
O time ribeirinho está com um plantel jovem, contando com atletas como Thouw, Buga, Darlisson e PH. Mas, há os mais velhos, como Palhinha e o goleiro Diogo. O destaque é Xilú, atacante polivalente que foi determinante no acesso em 2023.