app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5805
Esportes Vencedor à frente do CRB, Daniel Paulista, 42 anos, diz que momento é de muita felicidade, por tudo o que tem acontecido, mas que continua com o pé no chão: “É um trabalho coletivo, de todos os departamentos”

Daniel Paulista: o dono da bola

Em sua 2ª passagem pelo CRB, técnico conquistou números impressionantes, que fizeram até o time ir à final do Nordestão

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 01/06/2024 - Matéria atualizada em 01/06/2024 às 04h00

/Vencedor à frente do CRB, Daniel Paulista, 42 anos, diz que momento é de muita felicidade, por tudo o que tem acontecido, mas que continua com o pé no chão: “É um trabalho coletivo, de todos os departamentos”
/Técnico Daniel Paulista atento ao desempenho do CRB contra o Bahia

O CRB está na final da Copa do Nordeste, após 30 anos. A última vez que o Galo conquistou tal façanha foi em 1994. E o time tem um personagem importante nesta conquista: o técnico Daniel Paulista, o dono da bola no time e que, inclusive, reside no CT Ninho do Galo! Claro que não é apenas ele o responsável por isso, pois têm o elenco e a direção do clube.

Mas, graças a Daniel, o time regatiano conseguiu encaixar nesta temporada, superando equipes consideradas maiores no Brasil. Porém, como se diz no futebol: “Jogo se ganha dentro de campo”. E foi exatamente isso que aconteceu com o Galo, tendo à frente o seu atual treinador, que tem o elenco em suas mãos e desfruta de sua total confiança.

Há exatamente um ano e três dias, Daniel Paulista chegava ao Galo para esta sua segunda e vitoriosa passagem. Ele chegou no dia 29 de maio de 2023. E os números do comandante impressionam. Nesta segunda vinda, foram 61 jogos disputados, com 33 vitórias, 16 empates e 12 derrotas. Antes de levar o CRB à final do Nordestão, ele foi campeão alagoano com o time em 2024. Ainda sob a sua batuta, o time alcançou as oitavas de final da Copa do Brasil, sem tomar gols. E não para por aí. Na Série B do Brasileiro, Daniel Paulista comandou a maior goleada da história do time: incríveis 6 a 0 sobre o Vitória-BA, em 10 de setembro.

Vale ressaltar que na primeira passagem de Daniel pelo Galo, foram 30 jogos (2022) e ele saiu no dia 3 de novembro daquele ano. Com tantos feitos, os elogios dos torcedores só crescem. “É o melhor treinador da história do CRB”, disse um nas redes sociais do clube. “Já está na história”, comentou outro. E mais um: “Maior técnico da década”.

QUEM É

Daniel Pollo Barion, 42 anos (5/5/1982), nasceu em Ribeirão Preto-SP e passou por Sport, Boa Esporte, Confiança, Guarani, antes de vir para Alagoas, comandar o CRB. Entre os títulos regionais, fora o Alagoano, conquistou os Campeonatos Pernambucano e Sergipano. Como jogador, era meia e já defendeu Comercial-SP, Santos, Juventude, Sertãozinho, São Caetano, Botafogo, Osasco Audax e ABC. Também jogou no exterior, no Rapid Bucuresti, da Romênia. Isso no ano de 2009.

Ao Bola Quente, do Timaço na Gazeta, o treinador disse como se sente, neste momento ímpar do Galo, estando em alta e por ter montado uma estratégia que deu certo, contra o Bahia, na semifinal do Nordestão, time que era considerado favorito, mas o Galo venceu por 8 a 7 nos pênaltis.

“Momento de muita felicidade por tudo o que tem acontecido, mas continuamos com o pé no chão. Sabemos da responsabilidade que a gente tem. É um trabalho coletivo, de todos os departamentos do CRB, que trabalham em excelência, e não só do Daniel Paulista. Não vou citar individualmente, porque posso esquecer alguém, mas todos têm seu papel importante”.

“APRENDIZADO”

Sobre o fato de estar há um ano no CRB, com tudo dando certo, em termos de relacionamento com o elenco, com a diretoria, e o que teve de aprendizado na primeira passagem pelo clube, ele disse: “Tudo na nossa vida serve de aprendizado, de reflexão. Naquele momento, perdemos com a paralisação do trabalho que estava sendo feito. A prova disso é o que vem sendo feito este ano, que está claro que hoje a sinergia entre todos os departamentos é fantástica e acho que isso também é um dos fatores para que o CRB esteja neste momento. Tudo funciona com naturalidade, em todos os setores do clube. E o que aconteceu (na 1ª passagem), serviu de aprendizado para que a gente tenha hoje uma relação muito mais forte”.

O Galo enfrenta a Ponte Preta, neste domingo (2), mas pela Série B. É uma maratona de jogos (Ponte e Fortaleza). Segundo ele, os dois duelos com o Fortaleza são importantes, mas não pode minimizar o jogo contra a Ponte. “Não podemos descartar. Porque temos ciência de que precisamos melhorar no Brasileiro, pois já deixamos pontos importantes para trás e temos que encarar com muita responsabilidade”.

E uma possível conquista do título do Nordestão? Daniel respondeu: “Eu sou muito tranquilo, não sei se é porque eu já fui atleta e convivi com conquistas, decisões. Isso me fez saber conviver bem com esses momentos. E o trabalho no CRB me dá muito esta segurança, por tudo o que a gente vem fazendo no dia a dia. A gente olha hoje e são só elogios, mas não podemos esquecer que erros existem e temos que trabalhar”.

Mais matérias
desta edição