Jannik Sinner, número dois do mundo, se classificou de forma inédita, nessa terça-feira (4), para a semifinal de Roland Garros, ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov, 10º colocado do ranking. Ele marcou 3 sets a 0 sobre o rival, com parciais de 6/2 6/4 7/6 (7/3) após 2h24min de duração, na lotada quadra central Philippe Chatrier.
De dificuldades apenas o último set, quando perdeu match-point, foi quebrado e precisou jogar o tie-break onde venceu no detalhe. Dimitrov cometeu 49 erros não-forçados no duelo.
Sinner havia batido na trave em 2020 perdendo para Rafael Nadal nas quartas de final e agora lutará por sua primeira vaga na final diante de Carlos Alcaraz, terceiro colocado, ou Stefanos Tstisipas, nono.
Com a desistência de Novak Djokovic por lesão no joelho, o tenista de 22 anos se tornará, na próxima segunda (10), o primeiro italiano número 1 do mundo na história do tênis masculino desbancando o sérvio. O ranking começou em 1973.
ALCARAZ
O espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, confirmou o favoritismo, eliminou o Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave 9, e se classificou para a semi de Roland Garros, ontem (4).
No encerramento da rodada, Alcaraz venceu grego por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/3) e 6/4 , em 2h15min de duração. Essa é a 6ª vitória do espanhol em seis jogos contra o grego.
O cabeça de chave 3 avançou para a semifinal de Roland Garros pelo segundo ano seguido e busca uma vaga inédita na decisão. Em 2023, ele enfrentou Novak Djokovic e sofreu com cãibra desde o final do 2º set.
Para disputar a final no saibro parisiense, Alcaraz precisa passar na semi pelo italiano Jannik Sinner, que vai assumir a liderança do ranking da ATP a partir da próxima segunda-feira, após a lesão e desistência de Npovak Djokovic. Os dois tenistas se enfrentaram oito vezes e cada um ganhou quatro.
No jogo, Alcaraz tomou conta desde o início e quebrou o saque de Tsitsipas no primeiro game. O espanhol confirmou todos os saques no set inicial e ainda conseguiu mais uma quebra no final para fechar em 6/3.
O panorama do início do 2º set foi o mesmo do primeiro com uma quebra de Alcaraz logo no 1º game de saque de Tsitsipas. Mas o grego devolveu no 7º game e levou a decisão para o tie-break. No desempate, Alcaraz cresceu novamente e fechou em 7/3. O 3º set estava equilibrado até o 7º game, quando Tsitsipas deu brecha e perdeu o saque com uma dupla falta. Alcaraz aproveitou, confirmou mais dois games de saque e fechou em sets diretos salvando um 0/30 no último game.