app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Esportes Membros da comitiva brasileira em Paris para as Olimpíadas 2024

Mulheres serão maioria no Time Brasil pela 1ª vez em Paris

Ao todo, 55% dos nomes que irão aos Jogos Olímpicos são atletas de modalidades femininas

Por Metrópoles e CNN Brasil | Edição do dia 12/07/2024 - Matéria atualizada em 12/07/2024 às 04h00

Rumo a Paris, a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos está fechada e contará com 277 atletas em 39 modalidades distintas. Pela primeira vez na história, o Time Brasil terá maioria feminina. Ao todo, 153 atletas da delegação são mulheres, o que representa um total de 55% da equipe. Na última edição de Jogos Olímpicos, em Tóquio, o número de representantes femininas na delegação representava um total de 47% do time.

“Existe sim uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago, já tivemos mais medalhas de mulheres, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de acontecer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional”, afirmou Rogério Sampaio, diretor geral do COB e chefe de missão de Paris 2024.

O maior número de vagas em esportes coletivos foi determinante para que as mulheres fossem maioria no Time Brasil. Elas obtiveram vagas no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens carimbaram seus lugares no vôlei e no basquete. O número de atletas pode sofrer pequenas alterações pela realocação de vagas para brasileiros ou por conta de lesão comprovada.

Nas Olimpíadas de Paris, o Comitê Olímpico Internacional (COI) promoveu ação de igualdade de gênero para que, pela primeira vez na história, as 10.500 vagas para os jogos fossem divididas igualmente, entre 5.250 mulheres e 5.250 homens.

Os 277 atletas que representarão o Brasil em Paris são a terceira maior delegação da história do Time Brasil nos Jogos Olímpicos, atrás apenas das equipes enviadas para as Olimpíadas do Rio, em 2016, e Tóquio, em 2021. O número é o mesmo da delegação enviada a Pequim, em 2008.

BASQUETE

Nessa quinta (11), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) confirmou a lista dos convocados pelo técnico do Brasil, Aleksandar Petrovic, para as Olimpíadas. São eles: Marcelo Huertas, Yago Mateus, Raul Neto, Alexey Borges, Elinho Corazza, George de Paula, Vitor Benite, Léo Meindl, Gui Santos, Didi Louzada, Bruno Caboclo, João Marcelo “Mãozinha”, Lucas Dias e Cristiano Felício.

Mais matérias
desta edição