Os campeonatos mundiais de skate street e park foram realizados em Roma, na Itália, ao longo das últimas duas semanas. O Brasil provou a força na modalidade mais uma vez, conquistando três dos quatro títulos possíveis. Rayssa Leal foi campeã no street feminino, enquanto Raicca Ventura, entre as mulheres, e Augusto Akio, entre os homens, venceram no park.
A sequência impressionante do Brasil começou com o grande nome da geração, Rayssa Leal, campeã mundial no dia 14 de setembro. Ela disputou a final contra sete japonesas. Bronze nas Olimpíadas de Paris, a "Fadinha" não deu chance para as skatistas asiáticas dessa vez. Na penúltima tentativa, Rayssa obteve um 93,99 e alcançou a primeira colocação, apenas 1,42 à frente de Momiji Nishiya no somatório total. Entre os homens, o melhor brasileiro foi Kelvin Hoefler, 8º lugar.
No último domingo (22), o skate brasileiro continuou a sequência espetacular, agora no park. Primeiro, pela manhã (horário de Brasília), Raicca Ventura venceu o título mundial com uma volta sensacional de 93.73, superando a japonesa Hinano Kusaki e a espanhola Naia Lasso. Depois, Augusto Akio, bronze em Paris, sobrou com uma nota 93.73 e faturou o ouro. A segunda colocação também foi de um brasileiro, Pedro Barros.
Rayssa Leal enfrentou as principais adversárias para conquistar o bicampeonato mundial da World Skate (WS), a federação internacional reguladora da modalidade. A brasileira também é bicampeã da Street League Skateboarding (SLS), competição global mais tradicional.
O Mundial de Skate Park em Roma não teve alguns dos principais representantes da modalidade, já que os X-Games foram organizados na Califórnia no mesmo período. Dezesseis dos 44 skatistas que disputaram os Jogos de Paris optaram por competir no torneio americano – entre eles, os campeões olímpicos Keegan Palmer (masc) e Arisa Trew (fem). Os brasileiros Raicca Ventura e Augusto Akio deram show e poderiam ter conquistado os respectivos títulos mundiais em cenário mais complicado. O Brasil, através da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), optou pela presença dos brasileiros em Roma para fortalecer a relação com a WS.