MERECEDOR
Tênis de mesa: Calderano é campeão mundial e sobe para 4º lugar no ranking
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial da modalidade, no domingo (20)


Hugo Calderano sagrou-se campeão mundial de tênis de mesa. Ele derrotou o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial da modalidade, nesse domingo (20). Essa é a primeira vez que um mesa-tenista do País conquista a Copa do Mundo.
Ao vencer o título da Copa do Mundo de tênis de mesa, Hugo Calderano ultrapassou o chinês Liang Jingkun e saiu do 5º para o 4º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), se consolidando como maior mesa-tenista das Américas. Esta ainda não é a melhor colocação da carreira do brasileiro. Em 2022, ele chegou ao Top 3, após vencer a etapa do Catar do Circuito Mundial.
O ranking mundial da ITTF é baseado na soma dos oito melhores resultados obtidos por cada atleta nas últimas 52 semanas. Os pontos conquistados em cada torneio têm validade de um ano e expiram após esse período.
A CONQUISTA
A grande final do mundial de tênis de mesa foi decidida nos detalhes a favor de Hugo Calderano. No primeiro set, o chinês conseguiu abrir vantagem e venceu por 11 a 6, mesmo com Calderano tentando equilibrar as ações.
No segundo set, Calderano conseguiu trazer o jogo para ele e abriu uma vantagem de quatro pontos. Quando Lin Shidong esboçou uma reação, o brasileiro empatou o duelo vencendo por 11 a 7. A terceira parcial foi disputada ponto a ponto, com Hugo virando o duelo ao fechar em 11 a 9.
O quarto set teve o mesmo cenário do anterior, equilibrado no início e com vitória do brasileiro no final. Calderano chegou a abrir seis pontos de vantagem e vibrou com a vitória por 11 a 4. No quinto e último set, o chinês pediu tempo e tentou equilibrar as ações, após sair perdendo por 3 a 1. No final, Hugo Calderano fez história e garantiu o título inédito ao bater o número 1 do mundo por 11 a 5..
RETROSPECTO
O retrospecto de Hugo Calderano contra o número um do mundo é favorável. No entanto, essa não foi a primeira vitória do brasileiro nesta disputa. Os atletas se enfrentaram no WTT Contender Durban 2023, na África do Sul. Nesta ocasião, Calderano superou o rival por 3 a 2 nas quartas de final e também garantiu o título da competição.
AGENDA
Após a conquista inédita da Copa do Mundo, Calderano já tem outros compromissos nesta temporada. Nos dias 17 a 25 de maio, acontece o Mundial de Tênis de Mesa ITTF Doha 2025, que contará com os maiores talentos da modalidade. As partidas serão no complexo esportivo da universidade do Catar, que sediará os primeiros quatro dias de competição e no Lusail Multipupose Hall, palco central do evento.