app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN10112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/11/2023 - Matéria atualizada em 10/11/2023 às 04h00

A Secretaria da Primeira Infância (Cria) lançou nesta semana o I Prêmio Cria. O objetivo é reconhecer os municípios alagoanos com experiências positivas em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância.

O edital busca casos de inovação com soluções criativas para os desafios enfrentados, outros critérios são a sustentabilidade, envolvimento da comunidade, inclusão de famílias, escolas, organizações não governamentais e outros atores relevantes. A cerimônia de premiação será no dia 11 de dezembro.

Os municípios interessados em participar devem enviar solicitação por meio de ofício expedido pela prefeita ou prefeito. Cada município poderá apresentar até três propostas pelo e-mail [email protected] – sendo que o prazo se estende até o próximo dia 24 de novembro, às 23h59. Os ganhadores serão conhecidos no dia 5 de dezembro.


ACESSIBILIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas propôs a criação de um Fórum permanente para tratar da questão da acessibilidade na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a participação de estudantes com deficiência, professores e servidores.


ACESSIBILIDADE 2

Em junho deste ano, o MPF iniciou – a partir da representação de um estudante – a apuração de supostos atos de capacitismo por parte de servidores da Ufal, atraso na entrega de materiais adaptados aos alunos com deficiência, ocorrência de acidentes com estudantes, supostamente ocasionados pela ausência de acessibilidade nos campi e possível risco de evasão de alunos com deficiência, por conta dessas dificuldades.


SEM RACISMO

A Prefeitura de Maceió lançou este mês a campanha “Maceió é Massa Sem Racismo”, visando discutir a igualdade racial e procurar meios de combater o racismo no município. A iniciativa acontece por meio de vários órgãos da administração municipal, em parceria com o Instituto Raízes da África e Procon-AL.


SEM RACISMO 2

Dentro da campanha, caminhões coletores de lixo estão circulando pelas ruas com uma mensagem de combate ao racismo estrutural. A princípio, são quatro veículos que foram adesivados com a frase "Onde você guarda seu racismo? Não guarde, jogue fora no lixo!". A proposta é induzir as pessoas a refletirem sobre a existência desse problema social e criar oportunidades de resolução do enfrentamento ao racismo


TRANSNORDESTINA

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação para impedir a retirada de 500 pessoas que moram no entorno da linha férrea em Quebrangulo, no Sertão de Alagoas. Segundo o órgão, a ferrovia Transnordestina quer efetuar reintegração de posse da área e, para isso, será preciso retirar 185 imóveis. De acordo com a DPU, a área em questão fica no km 482 da linha ferroviária tronco-sul Recife. Ela está desativada há 20 anos. Os moradores vivem na localidade há quase duas décadas e agora afirmam estarem recebendo ordens de despejo.


LIVROS

A Imprensa Oficial Dandara dos Palmares doou ontem 2 mil livros para a Seris. Os exemplares serão destinados aos apenados do sistema prisional atendidos pelo projeto Livros que Libertam, que promove a remição da pena pela leitura.


CIDADÃOS HONORÁRIOS

A Assembleia Legislativa realiza hoje duas sessões solenes para outorga de títulos de Cidadão Honorário de Alagoas. Pela manhã, a partir das 9h, serão homenageados os empresários Francisco Haroldo Amorim Costa, José Wagner Mendes Andrade, Hélio Ribeiro de Abreu e Caetano Ximenes de Aragão Filho, numa proposição do deputado Cabo Bebeto (PL). À tarde, às 15h, será vez do empresário paraibano Luiz Pereira da Silva.


» O Ministério Público de Alagoas está participando do IV Congresso Internacional de Direito, que, este ano, acontece em Maceió.

» A iniciativa tem como objetivo aproximar a instituição da população, com foco na comunidade acadêmica.

» O promotor de Justiça Thiago Chacon emitiu recomendação aos proprietários dos postos de combustíveis de Arapiraca e Craíbas para que se abstenham de fazer propagandas enganosas para atrair clientela.

» O promotor recebeu denúncias apontando que os consumidores estavam sendo lesados na hora do abastecimento dos veículos com a substituição de produto, sem combinação devida com o condutor.

Mais matérias
desta edição