Confira os destaques da política alagoana #FN09122023
.
Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00
O noticiário nacional e internacional sobre a possibilidade de um colapso na mina 18 da Braskem, com consequências catastróficas, tem prejudicado o turismo na capital do Estado, o que é realmente injusto. O problema do afundamento do solo é em uma área localizada e já sem presença da população.
As informações, entretanto, dizem respeito à cidade de Maceió, que continua estruturada e pronta para atender às milhares de pessoas que nos visitam nesta época natalina.
Em Alagoas, o turista tem segurança, hotéis e pousadas de alto padrão, lugares extraordinários para visitação e um mar de fazer inveja para os que desejam um período de férias de descanso e de paz.
PREJUDICIAL
Misturar uma situação afastada do maior fluxo turístico da capital, com possibilidade até cancelamentos em hotéis e pousadas, atinge diretamente Maceió e o Estado como um todo, mesmo não condizendo com a realidade. O problema é localizado, está sendo monitorado e a situação na região do Mutange não atinge o coração do turismo em Maceió.
EMBATE
Como não poderia deixar de ser, o embate entre situação e oposição sobre a possibilidade de a mina 18 colapsar – o que já não é previsto pelas órgãos especializados - passou a ser eminentemente uma questão política. As discussões vão se arrastar ainda por muito tempo, ou seja, até mesmo até as eleições do próximo ano.
CONFUSÃO
Um enxame de notícias em Alagoas e no resto do Brasil tem deixado a população em dúvida sobre o possível colapso da mina número 18 e as suas consequências. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra e o afundamento do solo segue na área da mina 18.
PRIMEIRO ENCONTRO
O governador Paulo Dantas (MDB) convidou o prefeito de Maceió JHC (PL) para uma reunião nesta segunda-feira (11), para juntos, debaterem o desdobramento das ações relacionadas ao afundamento dos bairros de Maceió após a tragédia da Braskem. O encontro foi marcado no Palácio República dos Palmares a partir das 8h. Esse será o primeiro encontro entre os dois desde o alerta iniciado com o possível colapso da mina 18.
SOMAR ESFORÇOS
Paulo destacou que a presença do prefeito é importante para que os dois possam somar esforços em busca de uma solução para minimizar os danos diretos das mais de 60 mil vítimas da mineração, fora os prejuízos para os entes públicos e a população.
ROTINA
A semana foi recheada de informações, até mesmo sobre operações policiais no Sertão de Alagoas, onde a Polícia Civil utilizou mais de duzentos agentes para o combate ao crime organizado, com prisões e mandados de busca e apreensão.
LEI SECA
A realização de blitz da Lei Seca deve se intensificar nos próximos dias, para evitar que pessoas, durante as festas de fim de ano, se utilizem do álcool ou drogas para praticar imprudências que sempre resultam em mortes ou sequelas para o resto da vida.
ALERTA
Como o fluxo de veículos aumenta, a CBTU alerta para que os condutores tenham mais atenção e obedeçam à sinalização nos cruzamentos por onde circulam os VLTs. Acidentes têm sido causados por descuido dos próprios motoristas.
DEMORANDO
O diretório municipal do MDB, sob o comando do deputado federal Rafael Brito, ainda não se pronunciou sobre a “limpeza” que iria fazer entre alguns filiados do partido.
» A lista de políticos que receberam doações para campanhas eleitorais pela Braskem aumenta a cada consulta.
» No caso da possibilidade de um colapso da mina, todo mundo opina, mas os riscos ainda são muito altos e ele pode acontecer lentamente ou de uma só vez.
» Como lideranças políticas disputam a presença do presidente Lula em Maceió, ninguém sabe se ele vai se meter nesse imprensado.
» O momento é de bandeira branca, mas parece que alguns políticos sequer perceberam isso.
» A Polícia Militar de Alagoas reforçou na Região Metropolitana. A ação começou neste feriadão.