app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5743
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN30052024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/05/2024 - Matéria atualizada em 30/05/2024 às 04h00

A disputa acirrada entre candidatos a prefeito não fica somente restrita à capital e a Arapiraca, os dois maiores colégios eleitorais. Em outros municípios, a exemplo de São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios, o embate é pra valer.

Nesses dois redutos eleitorais importantes e que objetivam espaço para as eleições de 2026, quando estarão em jogo vagas para o governo do Estado e o Senado da República, as duas maiores lideranças – leia-se o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o grupo do Governador Paulo Dantas, aliado à família Calheiros – estarão mais uma vez em lados opostos.

EMBATE

Nesses municípios e outros com eleitorados menores, o embate será duro, principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão – Estrela de Alagoas é um deles – e a região Norte do Estado. Ali os ânimos estão exaltados, e a Justiça Eleitoral está atenta para evitar desavenças entre os grupos políticos.

NOVA DISPUTA

Em São Miguel dos Campos, a população vai poder assistir, novamente, à disputa entre o atual prefeito, George Clemente, que concorre à reeleição, e o ex-prefeito Pedoca Jatobá. Pelos levantamentos, a diferença entre os dois contendores foi pequena nas últimas eleições.

ADIADO

O Plano Diretor de Maceió, uma necessidade urgente para a qualidade de vida da população, ainda não é desta vez que sairá do papel. Integrantes da Comissão não veem possibilidade de um assunto de tamanha importância ser discutida durante uma campanha política. Ou seja, fica para o próximo ano.

REFORÇO

O governo de Paulo Dantas anunciou que, no próximo dia 4 de junho, a Casal vai inaugurar o reforço na produção de água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, onde foram investidos recursos na ordem de R$ 10 milhões. O novo sistema será responsável pelo abastecimento de 19 municípios da região.

POR POUCO

Por um triz, como diz o dito popular, o processo de falência da Laginha Agroindustrial, do falecido empresário João Lyra, não foi parar no Supremo Tribunal Federal. Depois de feitas as contas, 10 desembargadores, dos 17 com assento no Tribunal de Justiça, estão desimpedidos de atuar no volumoso processo que já recebeu milhares de páginas nos últimos anos. As dívidas que ainda estão sendo discutidas já chegam aos R$ 2 bilhões.

PREOCUPAÇÃO

A prefeitura de Maceió faz um mutirão para oferecer condições de sepultamentos no cemitério Divina Pastora, no Tabuleiro do Martins, mas sabe que já passou da hora de encontrar outro local para atender à grande demanda na capital. A situação nos cemitérios atualmente é calamitosa.

PONTO FACULTATIVO

Os servidores públicos vão ter uma folga maior neste final de semana. Além do Dia de Corpus Christi, feriado religioso nesta quinta, a prefeitura e o Estado resolveram decretar ponto facultativo na sexta-feira Ontem, o governo do Estado liberou, além do salário de maio, o adicional corresponde ao reajuste salarial de 5%.

Mais matérias
desta edição