app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN10102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/10/2024 - Matéria atualizada em 10/10/2024 às 04h00

Eleitos os novos vereadores de Maceió, algumas lideranças já se movimentam nos bastidores para a escolha da próxima Mesa Diretora, embora o atual presidente, Galba Netto, já tenha revelado que deve tentar um terceiro mandato na presidência da Casa.

Assunto da mais alta relevância para os trabalhos que vão se desenvolver no Executivo, uma possível reeleição de Galba ainda é uma incógnita, uma vez que a renovação na Câmara pode ser considerada relativa. Como a bancada do PL elegeu a maioria dos vereadores, certamente o nome para presidente deverá sair de um acordo entre o prefeito JHC e os que foram reeleitos.

NEGOCIAÇÃO

Até agora, confidenciou um vereador reeleito e próximo ao prefeito JHC, a eleição do novo presidente será feita por meio de um acordo amplo, que contemple todas as correntes que contribuíram para a vitória nas urnas e não necessariamente o nome de Galba Netto.

CAMPANHA

Ninguém fala, mas a campanha para presidente da Câmara Municipal de Maceió é o tema atual dos vereadores reconduzidos e dos que foram eleitos em 6 de outubro. Mesmo que Galba leve vantagem pelo trabalho que realizou nos últimos anos, a escolha vai dar um certo trabalho nas composições políticas.

DIGITAL 1

O marketing da campanha vitoriosa de Júnior Menezes e André Bocão (ambos do MDB) às prefeituras dos municípios de União dos Palmares e Marechal Deodoro, respectivamente, contou com as digitais do jornalista e marqueteiro Wendel Palhares, que também é secretário-executivo da Secom de Alagoas, braço direito do secretário Joaldo Cavalcante.

DIGITAL 2

Em União, Júnior Menezes ganhou com a maior votação da história, o mesmo ocorrendo com André Bocão, fechando-se um ciclo de pleitos com resultados muito apertados. Palhares é prata da casa e representa a nova geração da comunicação política do Estado.

DOENDO NO BOLSO

Neste mês de outubro, o consumidor de energia elétrica vai sentir no bolso a aplicação da Bandeira Vermelha patamar 2, que custará R$ 7,87 a cada 100 kw consumido. As queimadas recentes e a seca violenta em várias regiões do Brasil provocaram a tomada de posição pelo Ministério de Minas e Energia.

EM BAIXA

Algumas tradicionais lideranças políticas perderam espaços nas últimas eleições e deverão passar um bom tempo para recuperar o prestígio na região do Agreste, que compõe, entre outros municípios, Estrela de Alagoas e Junqueiro.

DECEPÇÃO

Em Maceió, alguns vereadores, embora muito bem votados, perderam as eleições, como foi o caso de João Catunda, do Partido Progressista, do deputado Arthur Lira. Catunda obteve mais de 5 mil votos, mas não chegou ao que precisava.

Mais matérias
desta edição