app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN11102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 11/10/2024 - Matéria atualizada em 11/10/2024 às 04h00

O grupo de oposição ao MDB, passadas as eleições, já se prepara para novo e decisivo embate em 2026. O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o prefeito JHC, alguns deputados federais, outros prefeitos e vereadores começam a se articular para enfrentar o partido do Governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho.

As eleições de 2026 já estão na ordem do dia, e os resultados eleitorais, comparando votações, município a município, podem fazer a diferença. Em disputa, o cargo de governador e as duas vagas no Senado da República.

REFORÇO

Se o planejamento der certo, o deputado Arthur Lira, ao deixar a presidência da Câmara, em fevereiro do próximo ano, pode ser chamado a compor o ministério do Presidente Lula, o que equilibrará as forças com o ministro Renan Filho. Terá praticamente dois anos para dar suporte à sua rede de alianças no Estado.

ENTUSIASMO

Para o Governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros, o resultado das eleições pró MDB deu um novo fôlego na corrida para 2026, mesmo que o grupo não tenha conquistado a Prefeitura de Maceió.

COM FORÇA

Auxiliares do governador confidenciam que Paulo Dantas está com o mesmo entusiasmo para fortalecer suas bases no interior como fez durante a última campanha. Muita coisa ainda está por fazer, dizem interlocutores.

DE VOLTA

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, está com força total MDB para disputar o pleito eleitoral de 2026. Ele conseguiu, além de outras alianças, manter a eleição de dezenas de aliados no interior, a exemplo de Roteiro.

NOVA ELEIÇÃO

A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara de Maceió tem movimentado os bastidores políticos. Trabalhando para um terceiro mandato à frente da Casa de Mário Guimarães, o vereador Galba Netto deve encontrar resistência da oposição.

NA MIRA

A Justiça Eleitoral está de olho em “poca-urnas” que receberam ajudas substanciais do Fundo Eleitoral e tiveram, vejam só, menos de 20 votos. Alguns, menos de 10. Se comprovadas as irregularidades, os partidos perdem os votos e terão de devolver os valores recebidos.

PREOCUPANTE

Os casos de meningite têm preocupado as autoridades de saúde, que recomendam proteger principalmente as crianças, por meio de vacinas. Neste ano, já foram registrados vários óbitos.

FUNDO DO POÇO

A utilização de recursos do Bolsa Família em jogos online, que já atingiu bilhões de reais nos últimos meses, é uma equação que o governo federal vai ter que resolver. Concedido para tirar milhões de trabalhadores da pobreza absoluta, a ajuda permitiu à maioria dos beneficiários entrar no vício da jogatina.

Mais matérias
desta edição