app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN12102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 12/10/2024 - Matéria atualizada em 12/10/2024 às 04h00

O prefeito JHC tem demonstrado muita disposição para o segundo mandato, prometido obras fundamentais e pontuais para a cidade de Maceió, mas desconversa quando o assunto é o seu projeto político para 2026.

Tido como uma força política emergente, JHC visualiza novas perspectivas, mas entende perfeitamente que ainda é muito cedo para qualquer definição. Com um grupo forte ao seu lado, incluindo deputados federais e até mesmo o Presidente da Câmara, Arthur Lira, o prefeito começa a dar passos mais largos.

COMEMORAÇÃO

A semana inteira foi de comemoração aos resultados das eleições. O Governador Paulo Dantas, por exemplo, foi o grande articulador do MDB nas eleições municipais e contribuiu efetivamente para o partido conquistar 65 prefeituras, fundamental para novo embate em 2026.

OPÇÃO FUTURA

A exemplo do prefeito JHC, o Governador Paulo Dantas não comenta o que pode acontecer em 2026, até mesmo a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal. Como está muito prematura uma decisão, pode ser que Paulo opte por outras opções, que são muitas.

CONVOCAÇÃO

Nos planos do Governador Paulo Dantas, independentemente de sigla partidária, ele pretende, futuramente, fazer uma reunião com todos os prefeitos para identificar necessidades da intervenção do Estado em obras pontuais.

CARONA

O que não faltou depois das eleições de 6 de outubro foi gente pegar carona no trabalho político exercido em todo o Estado pelo Governador Paulo Dantas. O Governador foi o carro-chefe do MDB no Estado e deve reforçar suas andanças pelo interior a partir de agora.

FORTE EM 2026

Sem ainda bater o martelo se continua no governo ou sai para concorrer a deputado federal, Paulo vai avaliar a situação somente a partir do próximo ano. O projeto de avanço do MDB é o objetivo principal do governador, que tem surfado na popularidade.

ARREPENDIMENTO

Muitos candidatos a vereador se omitiram em denunciar compra de votos em Maceió e contribuíram para perder as eleições. Como todo mundo já sabia da onda de corrupção eleitoral, ninguém aproveitou a oportunidade para denunciar as manobras da compra de votos.

SINAL DAS URNAS

Algumas lideranças políticas em Maceió demonstraram, nas últimas eleições, que não estão bem com as urnas. As votações obtidas indicam que elas começam a descer a ladeira se não mudarem o comportamento político daqui pra frente

DESCONHECIMENTO

As pesquisas eleitorais feitas antes do dia 6 de outubro demonstravam que, pelo menos, 30% a 35% do eleitorado sequer conheciam o candidato Rafael Brito, do MDB, ou seja, a escolha do seu nome poderia ter sido precipitada..

Mais matérias
desta edição