app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN16102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/10/2024 - Matéria atualizada em 16/10/2024 às 04h00

As declarações do ex-prefeito Cícero Almeida de que, dos 27 vereadores eleitos, no máximo dois não compraram votos nas últimas eleições, além de muito comprometedoras, deixam as autoridades públicas em situação bastante desconfortável.

Segundo Almeida, que diz abandonar a política porque em Alagoas ela é suja, “quem não compra votos está ferrado”, o que, além de um desabafo para quem já foi vereador, prefeito de Maceió por duas vezes, deputado estadual e deputado federal, é um recado que compromete a credibilidade do processo eleitoral.

CONVOCAÇÃO

Como as declarações foram duras, existe a possibilidade de a Justiça Eleitoral intimar Cícero Almeida para que ele revele quais foram os 25 vereadores eleitos que compraram votos, os redutos eleitorais em que ocorreu a corrupção e quanto foi gasto em dinheiro por cada um deles.

TIRO NO PÉ

Quem conhece a trajetória de Cícero Almeida quando ele se elegeu prefeito pela primeira vez sabe o que foi gasto na sua campanha.

INDIGNAÇÃO

É certo que a votação humilhante que o ex-prefeito teve para vereador nessa última eleição era realmente para deixá-lo indignado, embora o candidato, durante toda a sua vida pública, não tenha conseguido, por displicência ou não, formar um grupo político para chamar de seu. A votação que obteve traduz o que Cícero Almeida plantou em determinado momento de sua vida pública.

MOVIMENTAÇÃO

Nos bastidores do Palácio República dos Palmares, comenta-se que, mais dia, menos dia, o Governador Paulo Dantas vá mexer na composição do seu secretariado. Paulo não estaria satisfeito com o rendimento de certos integrantes do primeiro escalão e poderia substituir alguns dos seus auxiliares.

SEGREDO

Embora surjam especulações sobre quem poderia ser substituído, o segredo tem sido mantido a sete chaves, mas quem acompanha o dia a dia da administração deve ter ideia de quem pode sobrar.

PRESSA

Pessoas ligadas ao Governador confidenciam que o projeto para os próximos dois anos de mandato é reforçar o potencial político nos municípios para disputar com a oposição as eleições de 2026, que já estão na ordem do dia.

EM ESTUDO

Já na Prefeitura de Maceió, JHC pode surpreender e mudar parte de sua equipe a partir do próximo ano, com o objetivo de fortalecer suas parcerias políticas. Além de ex-secretários que podem voltar a compor a equipe, vereadores podem ser convidados e dar vez aos suplentes fiéis ao prefeito durante a campanha eleitoral.

CUSTO

Mesmo que o vereador Galba Netto desponte com chances reais de continuar comandando a Casa de Mário Guimarães, o convencimento dos próprios aliados pode render algumas compensações. Mas, até lá, muita água vai correr por baixo da ponte.

Mais matérias
desta edição