app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17102024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/10/2024 - Matéria atualizada em 17/10/2024 às 04h00

Depois das eleições municipais, existe perspectiva de o Governador Paulo Dantas mexer na sua equipe de trabalho, com substituições pontuais em algumas secretarias de Estado. O baixo desempenho de alguns auxiliares seria o motivo.

Para aliados que comentam o assunto nos bastidores do Palácio República dos Palmares, as mudanças – em torno de três – podem acontecer nos próximos dias ou nos próximos dois meses. O Governador defende que a máquina seja ágil como ele próprio tem sido nos programas de ajuda aos municípios.

ADIVINHAÇÃO

As especulações foram muitas e internautas chutaram os nomes que poderiam ser substituídos e outros erraram feio. Mesmo que o Palácio tenha silenciado sobre o assunto, é quase certo que as substituições virão, mais cedo ou mais tarde.

FERVENDO

Neste mesmo espaço, já havíamos projetado que a eleição para a presidência da Câmara de Maceió não vai ser nada fácil. Novo nome surge e pode atrapalhar a pretensão de Galba Netto de se reeleger.

ARTICULAÇÃO

Logo depois das eleições municipais, embora a perspectiva mais lógica fosse a reeleição de Galba Netto para a presidência da Câmara, as águas mudaram de rumo.

DE FORA

Como navega bem entre toda a sua bancada, o prefeito JHC tem deixado transparecer que qualquer aliado na função é de bom tamanho. E Marcelo Palmeira, hoje, também é um forte candidato.

EMBATE

Encerradas as eleições municipais, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, trabalha em Brasília para neutralizar a reação do deputado federal Elmar Nascimento, do União Brasil, que não aceitou ser substituído por Hugo Motta, do Republicanos, na corrida à eleição na Casa. O clima não está nada bom na capital federal.

PRIORIDADE

O objetivo de Arthur Lira é emplacar Hugo Motta e esvaziar a atuação de Elmar Nascimento, que pode ainda rachar sua votação e forçar o segundo turno com Antônio Brito, do PSD da Bahia.

ALTERNATIVA

Ainda no projeto político e se tudo der certo na sua substituição na presidência da Câmara, Lira pode ser convocado pelo Presidente Lula para exercer a função de ministro de Estado, o que o faria equilibrar o poder de fogo com Renan Filho, dos Transportes, em Alagoas.

MAU NEGÓCIO

Parece não ter sido um bom negócio a ex-vereadora por Maceió Heloísa Helena transferir seu título eleitoral para o Rio de Janeiro. Perdeu duas vezes e, nas últimas eleições, obteve uma votação inexpressiva para a Câmara de Vereadores fluminense.

Mais matérias
desta edição